Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Primeiro Conselho Municipal de Conciliação
15 de dezembro de 2009 às 13:50
Primeiro Conselho Municipal de Conciliação

Primeiro Conselho Municipal de Conciliação

Em meio a uma cerimônia na qual a população lotou a praça principal da cidade, a presidente Silvia Zarif e a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria José Sales Pereira, acabam de inaugurar em Tanquinho, cidade do sertão, na região de Feira de Santana, o primeiro Conselho Municipal de Conciliação do Judiciário baiano.

Acompanhada do prefeito Jorge Flamarion, a presidente conclamou outros gestores municipais a seguir o exemplo de Tanquinho, participando de convênios com o Tribunal de Justiça para possibilitar o acesso à justiça das populações dos municípios que não são sede de comarcas.

O Conselho Municipal de Conciliação é um posto avançado que presta os serviços da justiça, evitando que as pessoas tenham que viajar até a cidade sede da comarca, com isso agilizando a tramitação do processo e reduzindo o acervo no distrito judiciário.

O prefeito Jorge Flamarion agradeceu ao Tribunal de Justiça e disse que o conselho municipal de conciliação era uma aspiração antiga da população local. “Além disso, vai proporcionar economia, porque a Prefeitura de Tanquinho não precisará mais transportar moradores para as audiências em Feira de Santana. É um momento muito importante para o nosso município”, disse.

Compareceram ao evento as principais autoridades civis e militares de Tanquinho, além de prefeitos da região.

Balcão em Feira

Pela manhã, a presidente Silvia Zarif e comitiva inauguraram a quarta unidade do Balcão de Justiça e Cidadania de Feira de Santana, desta vez no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anísio Teixeira.

A presidente em seu discurso falou do orgulho de ser filha da cidade, do empenho e do esforço do Tribunal de Justiça para difundir a cultura da conciliação na Bahia e das dificuldades pelas quais o Tribunal de Justiça passa, especialmente no tocante à carência de pessoal e de um parque tecnológico mais avançado.

A presidente voltou a criticar duramente o movimento grevista dos servidores, taxando-o de “inconsequente e irresponsável”, e afirmou que em janeiro os dias não-trabalhados serão descontados.

O Balcão de Cidadania inaugurado pela manhã é o 56º do Tribunal de Justiça e o 25º inaugurado nos últimos dois anos.

A programação da comitiva do Tribunal de Justiça inclui ainda hoje a inauguração do Fórum de Capela do Alto Alegre, às 16 horas. Amanhã serão inaugurados os fóruns de Capim Grosso e Mairi.