Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Parceria entre TJBA e Casa da Mulher Brasileira promove formação cidadã e ação solidária de estagiários 
5 de novembro de 2025 às 12:02
Parceria entre TJBA e Casa da Mulher Brasileira promove formação cidadã e ação solidária de estagiários 

Estagiários do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participaram de uma visita técnica à Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, na última sexta-feira (31). A iniciativa foi promovida pela Coordenadoria da Mulher em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES), setor responsável pelo programa de estágio do Tribunal, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva sobre o funcionamento da rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

Os estagiários foram acompanhados pela servidora Patrícia Oliveira, da Coordenadoria da Mulher, e pelos representantes da CODES, Débora Nobre e Eziquiel Rebouças. A visita foi conduzida pelas servidoras da Casa da Mulher Brasileira Ludimila Brito e Elma Lima, que apresentaram os diferentes setores da instituição e explicaram o fluxo integrado de atendimento que envolve o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polícia Civil, a Polícia Militar e os serviços de assistência psicossocial. 

Durante a atividade, os participantes puderam compreender, de forma concreta, como ocorre o atendimento humanizado e interinstitucional oferecido às mulheres em situação de violência, além de conhecer o papel estratégico da CMB na efetivação da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha. A vivência contribuiu para a formação dos futuros profissionais preocupados com a promoção da justiça social e a defesa dos direitos humanos. 

 

A ação também contou com a culminância da ação solidária desenvolvida durante a Gincana do Desafio EST, realizada em agosto de 2025. Aproximadamente mil absorventes íntimos arrecadados foram entregues e o material será destinado às mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pela Casa da Mulher Brasileira, reafirmando o compromisso social da comunidade do TJBA com a dignidade menstrual e a equidade de gênero. 

A Coordenadoria da Mulher do TJBA ressaltou a importância da iniciativa, que une formação cidadã, vivência prática e responsabilidade social, fortalecendo a integração entre o Tribunal e a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.