Magistrados do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e membros do Programa de Justiça Restaurativa Juvenil da Bahia (PROJURJ/BA) realizaram um encontro com o artista Carlinhos Brown, Embaixador da Justiça Restaurativa (JR) na Bahia. Durante o evento, discutiu-se a criação de uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no bairro do Candeal.
As tratativas para a instalação da unidade judiciária já foram iniciadas no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupmec) e no Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G). “O Tribunal, em peso, sempre compartilhou essas ideias restaurativas e ajudou a praticá-las”, afirma a Desembargadora Joanice Guimarães, Presidente do NJR2G.
Realizado na segunda-feira (4), no bairro do Candeal, o encontro com Carlinhos Brown abordou, também, formas de se potencializar a aplicação da JR na comunidade com o apoio do embaixador Carlinhos Brown, além de pautas caras à infância e juventude baiana.
Presente no encontro, o Desembargador Salomão Resedá, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do PJBA, fez questão de frisar a importância da JR no Judiciário baiano para o alcance da paz social.
Entende-se por JR um conjunto de princípios, métodos e técnicas de resolução pacífica e estruturada de conflitos, que aposta na conscientização das pessoas que compõem um processo judicial, sobre quais fatores causaram os episódios de violência.
Segundo a Magistrada Maria Fausta Cajahyba Rocha, o método restaurativo atua “não só pela resolução do conflito, mas pelo olhar da construção de uma cultura de paz, através da transformação de violências por aplicação de valores humanos”.
Participaram do encontro os Desembargadores Emílio Salomão Pinto Resedá, Joanice Maria Guimarães de Jesus; as Juízas Maria Helena Lordelo de Sales Ribeiro, Maria Fausta Cajahyba Rocha, Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima; as Defensoras Públicas Maria Carmen Novaes, Mariana Salgado Tourinho Rosa; o Procurador do Trabalho Luís Carlos Gomes Carneiro Filho; o Padre Philippe Dominique Marie le Puil; além dos servidores do PJBA Miriam Santana e Bruno Abreu e das colaboradoras do CEJUSC JR Lapinha Uilma Augusta de Jesus e Regina Celia Boss Palmeira Sampaio.
Há dois anos, o artista Carlinhos Brown aceitou o convite do PJBA para atuar como Embaixador da JR na Bahia.
#Áudiodescrição: Acompanha a matéria, fotografias do encontro, sendo a imagem de destaque uma foto dos convidados sentados enquanto Carlinhos Brown discursa com microfone.