O painel de estatística do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) teve sua utilização finalizada em definitivo, devido ao seu funcionamento ser incompatível com a versão 2.1 do PJe. Em substituição, o painel do Exaudi será aprimorado para incorporar as funcionalidades do programa descontinuado.
Cabe salientar que, na última inspeção realizada no Tribunal baiano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a implantação da versão 2.1 do PJe. A atualização para a nova versão faz parte do projeto estratégico da gestão do Desembargador Lourival Almeida Trindade, PJe TOTAL, conduzido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim).
A nova versão do PJe oferece funcionalidades como a opção de assinatura pelo celular, sem necessidade de uso do token; mais opções de configuração para os níveis de segredo e sigilo; possibilidade de copiar número do processo com apenas um clique; reformulação nos painéis do usuário, representante processual e na tela dos autos digitais.
A descontinuidade do painel de estatísticas do PJe foi estabelecida no Decreto Judiciário 181 de 25 de março de 2021.
Exaudi
O Exaudi é um sistema de gestão de acervos processuais, utilizado pelo PJBA no 1º e 2º Graus. A ferramenta tem como objetivo facilitar o trabalho de gestão, concentrando informações detalhadas sobre rotinas, processos, normas e pendências e conta também com relatórios e painéis gráficos para acompanhar o fluxo de processos dos gabinetes dos magistrados.
Tutorial sobre as principais ferramentas do Exaudi
O acesso ao sistema ocorre mediante a utilização do login de rede e senha dos magistrados e diretores de Secretaria titulares da unidade. Caso o usuário não esteja habilitado, é necessário solicitar liberação por meio do e-mail csjud@tjba.jus.br.
Reunião do Grupo de Trabalho
Reunião – No último dia 31 de março, o Grupo de Trabalho Gestor do Exaudi realizou uma reunião de alinhamento e planejamento, contando com a participação de magistrados de 1º Grau convidados, entre eles a Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Juíza Nartir Weber.
Entre os pontos discutidos no encontro, definiu-se que, prioritariamente, serão implementados os seguintes pontos: tela comparativa entre as unidades judiciais; relação de processos separados por tarefa; e produtividade de servidores.
A equipe técnica já se encontra empenhada no desenvolvimento do trabalho (o painel do Exaudi substituindo o painel do PJe). Vale ressaltar, que o sistema já contempla diversas funcionalidades úteis na gestão das unidades judiciais, a exemplo do controle das metas e indicadores do CNJ, dados de produtividade, distribuição, baixa, etc.
O Grupo de Trabalho Exaudi, presidido pelo Desembargador José Edivaldo Rotondano, e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) encontram-se à disposição para eventuais esclarecimentos.