O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) é destaque nacional na identificação biométrica de pessoas presas em flagrante. À vista disso, o Podcast Justiça Explica recebeu o Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJBA), Juiz Antônio Faiçal, para explicar como esse tipo de identificação contribui para uma melhor prestação jurisdicional no Estado.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJBA foi responsável por 14,4% de todas as identificações civis realizadas no país. Durante o episódio, o magistrado explicou a importância desse marco e como o procedimento funciona na prática.
“A coleta biométrica de pessoas privadas de liberdade vem trazendo muito mais credibilidade aos dados que são lançados no nosso sistema judiciário e eles vão permitir em um futuro a entrega de documentação civil a essas pessoas quando conseguirem, finalmente, sua liberdade”, afirmou.
O Juiz Antônio Faiçal destacou o trabalho realizado pelo grupo, que atua em várias frentes no fomento de políticas públicas voltadas a pessoas privadas de liberdade.
O Justiça Explica vai ao ar às terças e quintas-feiras, às 10h e às 15h, na Rádio Web TJBA. Para ouvir, basta clicar no botão “Rádio Web TJBA”, localizado no lado direito do site do Tribunal. Os episódios, também, estão disponíveis nos canais institucionais do TJBA no YouTube e no Spotify.
Ouça um trecho da entrevista: