O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) não apenas assegura direitos e resolve conflitos, mas também investe em ações voltadas à promoção da saúde e da cidadania. Um exemplo é a parceria com a Fundação Hemoba, para a realização de campanhas de doação de sangue que mobilizam servidores e a população em geral.
Com o objetivo de ampliar essa mobilização, o Podcast Mais Saúde conversou com Aline Dórea, Médica Hematologista e Coordenadora de Coleta do Hemoba, sobre a importância da doação voluntária de sangue e de medula óssea. A entrevista foi motivada, também, pelo Junho Vermelho, campanha que chama atenção para essa pauta.
Durante a entrevista, Aline Dórea destacou que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, além de reforçar o papel da solidariedade na manutenção dos estoques dos bancos de sangue, especialmente no período da campanha Junho Vermelho, mês escolhido por ser um período comumente com baixo índice de doações.
“A doação é um ato simples, rápido e seguro, mas que representa muito para quem está aguardando por uma transfusão. Estamos falando de pessoas em tratamento de câncer, vítimas de acidentes e pacientes com doenças hematológicas crônicas”, explicou.
A médica explicou o passo a passo da doação, os cuidados necessários antes do procedimento e os critérios de elegibilidade. Entre eles, por exemplo: não ter consumido álcool nas últimas 12 horas, verificar o uso de medicamentos e o tempo desde a última tatuagem. E para você que se pergunta: é só chegar e doar? Não! Antes de tudo, o doador passa por uma entrevista e por uma triagem clínica.
O episódio vai ao ar às segundas e sextas-feiras de junho, às 9h e 15h, na Rádio Web TJBA. O material, também, fica hospedado no Youtube e no Spotify do Poder Judiciário da Bahia.
O Podcast Mais Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), e integra o compromisso do TJBA com o cuidado integral à saúde e com o bem-estar. Para participar da programação da Rádio Web TJBA, o ouvinte pode enviar sugestões, críticas e comentários para o WhatsApp (71) 99959-6853. Basta informar nome, cargo e setor.