O prazo para fazer o inventário dos bens móveis e imóveis das unidades judiciais e administrativas que compõem o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) encerra nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro. Visando à importância de realizar o processo da forma mais assertiva e transparente, a Coordenação de Controle Patrimonial (COPAT) divulgou um vídeo-tutorial que ensina como inventariar os materiais permanentes.
No vídeo, estão disponíveis o passo a passo e as orientações essenciais para realizar a ação de inventário, que se inicia com o download do aplicativo Geafin no celular (uma ferramenta que possibilita a leitura dos itens permanentes do inventário). As etapas seguintes englobam, entre outras atividades, a confirmação do QR-Code gerado pelo sistema do computador, além da escolha do inventário apropriado e da unidade a ser inventariada.
O inventário de bens é a ferramenta que permite monitorar os ativos permanentes utilizados nas unidades administrativas e judiciais do Poder Judiciário da Bahia, bem como a gestão e a preservação dos imóveis à disposição do Tribunal. Essa ação está alinhada com o Decreto Judiciário nº 884/2024.
As unidades que não efetuarem o inventário mediante o Sistema Geafin estarão impedidas de fazer pedidos on-line de bens permanentes, além de enfrentarem outras possíveis penalidades.
O término do relatório do inventário está agendado para o dia 31 de dezembro e será utilizado na prestação de contas anual referente ao exercício de 2024, junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
Descrição da imagem: pessoa realizando inventário {Fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem