A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e a Desembargadora Nágila Brito, que preside a Coordenadoria da Mulher do TJBA, participaram da abertura do 3º Congresso Estadual da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Seção Bahia (ABMCJ/BA), em Salvador.
Com o tema “Direito das mulheres: fazer justiça com perspectiva de gênero”, o evento reúne lideranças femininas de diversas instituições do ramo jurídico em debate ao longo dos dias 18 e 19 de agosto, na Unifacs. A Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, Manuellita Hermes, proferiu a palestra magna.
“Fazer justiça com perspectiva de gênero não significa privilegiar mulheres, mas reconhecer as assimetrias históricas que estruturam nossa sociedade e que se refletem na aplicação do direito. Significa materializar a igualdade formal escrita em nossa Constituição, através de uma prática jurídica sensível às questões de gênero”, destacou a Desembargadora Cynthia Resende.
Também estiveram presentes na abertura a Juíza Andremara dos Santos, Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica de Salvador; a advogada Manoela Gonçalves, Presidente da ABMCJ; a também advogada Elian Pires, Presidente da ABMCJ/BA; a Presidente da OAB/BA, Daniela Borges; a Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil da Bahia, Márcia Pereira; a Defensora Pública Marina Pimenta, da DPE-BA; a Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo; e a Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, Renata Deiró; entre outras.