Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, visita projetos de ressocialização da Corregedoria Geral do TJBA
28 de julho de 2023 às 12:12
Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, visita projetos de ressocialização da Corregedoria Geral do TJBA

Com o objetivo de ampliar ainda mais a existência e solidez dos projetos de ressocialização nas Unidades Prisionais do Estado, a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA), através do Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, recebeu no Conjunto Penal Masculino de Salvador, na manhã desta quarta-feira (26), a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Rosa Weber.

Ainda durante a quarta-feira (26), a Ministra visitou um Quilombo, em Lauro de Freitas, a instituição Mansão do Caminho, e foi recebida pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, no Fórum Ruy Barbosa. Na oportunidade, depositou flores na cripta do jurista e da sua esposa Maria Augusta.

A visita ao Conjunto Penal foi marcada pelas apresentações de projetos, como o Virando a Página e Amor – Fonte Transformadora do Destino à Chefe do Judiciário Nacional que, entusiasticamente viu e ouviu todas as atividades, inclusive do primeiro lançamento do livro escrito pelos reeducandos, “Quem lê escreve”, fruto de uma Oficina Literária. A obra foi escrita por quinze reeducandos, agora autores, e lançada oficialmente na ocasião, com a presença de cinco dos participantes.

Houve também a roda de leitura com mais reeducandos, atividade realizada com a mediação do Professor Everaldo Carvalho. A obra lida e discutida foi a de Jorge Amado, “Capitães de Areia”, o que, de imediato, despertou lembranças na Ministra, que disse aos debatedores: “Eu li essa obra aos doze anos de idade. E, ouvindo vocês relatarem as suas percepções, me emocionei e agora tenho uma outra obra dentro de mim”.

A roda tem por maior característica a busca dentro de cada participante de um olhar reflexivo e crítico. Todos se transformam em críticos literários e externam as suas percepções.

“De forma constrangida, como magistrado e cidadão, é preciso admitir que, até então, falhamos enquanto comunidade, como partícipes de um Estado Democrático de Direito. Por mais que se tente marginalizar o debate, a violação massiva e persistente de Direitos Fundamentais dos encarcerados, decorrente de falhas estruturais e falência de políticas públicas, é escancarada, gritante e visceral”, afirmou o Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador Rotondano.

A manhã contou ainda com uma cerimônia de casamento coletivo, essa promovida pelo Projeto Amor – Fonte Transformadora do Destino, iniciativa que visa à valorização da família.

Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, visita projetos de ressocialização da Corregedoria Geral do TJBA

Ao som da marcha nupcial, seis noivas entraram pelo pátio do Complexo Penal e foram recebidas pelos noivos, que estavam visivelmente emocionados e alegres.

O ambiente foi ornamentado, como não poderia deixar de ser, com flores e tapete vermelho. Além disso, para dar ainda mais robustez às ações, contou com a presença de familiares de todos que, felizes, assistiram à formalização dos novos lares.

A cerimônia também teve um caráter plural, mostrando a importância das semelhanças, e não das diferenças, com a benção de um padre, de um pastor e de um pai de santo, oficializando, assim, as famílias.

A Ministra Rosa Weber e o Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador Rotondano, assinaram como testemunhas dos recém-casados e aproveitaram para desejar felicidade na nova história de vida.

“Foi maravilhoso receber a ministra Rosa Weber hoje em um estabelecimento penal baiano e poder apresentar para ela e para a sua qualificada equipe um pouco dos projetos que a Corregedoria Geral vem desenvolvendo no Estado na área de ressocialização. Muito rico e engrandecedor esse compartilhamento com o CNJ”, disse a Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça Liz Rezende.

Segundo o Desembargador Rotondano, a missão do Poder Judiciário de defender as minorias não pode ser esquecida. “Devemos reconhecer os direitos daqueles que a sociedade repudia e os poderes políticos olvidam, ou fazem questão de ignorar”, salientou.

Com o sorriso no rosto, as autoridades presentes prestigiaram o momento que visa valorizar a família e incentivar o recomeço e a certeza de que existe um futuro além do sistema penitenciário.

A visita da Ministra Rosa Weber ao Complexo Masculino de Salvador faz parte do lançamento do Novo Mutirão Processual Penal. O evento, de âmbito nacional, e que acontece de forma simultânea em todo o país, objetiva revisar mais de 100 mil processos entre julho e agosto de 2023.

Saiba mais 

Medalha – A manhã também foi marcada pela entrega das honrarias Décio Antônio Erpen e Adolfo Leitão pelo Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador Rotondano, para a Presidente do STF, Ministra Rosa Weber.

Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, visita projetos de ressocialização da Corregedoria Geral do TJBA

A Medalha Adolfo Leitão Guerra foi instituída no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça, enquanto a Medalha Décio Antônio Erpen faz parte do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil – que tem o Desembargador Rotondano como Presidente.

A altivez na defesa das instituições democráticas, o lançamento da primeira Constituição Federal em língua indígena, o implemento da política antimaniconal e o combate ao trabalho análogo à escravidão foram alguns dos pontos da atuação da Ministra destacados na entrega das homenagens.

Além dela, o Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Luís Lanfredi, também recebeu a medalha Adolfo Leitão Guerra pelo seu trabalho na implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) e do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

Saiba mais – Virando a página 

Saiba mais – Amor – Fonte transformadora do destino

 

Descrição da imagem: autoridades judiciárias reunidas no pátio do Complexo Masculino de Salvador {Fim da descrição}.  

#pratodosverem #pracegover 

Texto publicado: Ascom PJBA