O Tribunal de Justiça da Bahia realizou, nesta sexta-feira (5), a entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia para sete Desembargadores e para o diretor da Associação Bahiana de Medicina, Hélio Braga. A sessão solene aconteceu na sala de sessões do Tribunal Pleno.



Os Desembargadores condecorados foram: Cláudio Césare Braga Pereira; Renato Ribeiro Marques da Costa; Ricardo Régis Dourado; Nivaldo dos Santos Aquino; Raimundo Nonato Borges Braga; Alberto Raimundo Gomes dos Santos; e Maria das Graças Guerra de Santana Hamilton.





Principal comenda do TJBA, a Medalha do Mérito Judiciário foi criada pela Resolução nº 2 de 1983. A honraria tem por finalidade homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.
A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Cynthia Resende, conduziu a sessão solene e destacou a atuação dos homenageados na propagação dos valores da Justiça no estado.
“Esta medalha representa, portanto, o reconhecimento daqueles que se distinguem por excepcionais serviços praticados ao Poder Judiciário, com intuito de semear elevados exemplos e engrandecer a pragmática forense, perpetuando esse reconhecimento para gerações futuras”, afirmou a Magistrada.
Os homenageados receberam a medalha acompanhados de seus pares, familiares e amigos, em um momento de muita emoção no Tribunal Pleno.
“A cada um dos que hoje foram homenageados, eu quero expressar, em nome deste Tribunal, a nossa profunda gratidão e o nosso reconhecimento. Vocês representam o que há de mais nobre na busca pela Justiça. Competência técnica, alinhada a sensibilidade humana; rigor jurídico, combinado com compaixã;o e, sobretudo, um inabalável compromisso com a dignidade de cada pessoa que busca o amparo do Poder Judiciário”, declarou a Presidente.

Assista à cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia: