As ações de aperfeiçoamento do Judiciário pelo interior da Bahia continuam. Agora foi a vez do Município de Belo Campo. Na terça-feira (16), o Presidente do Tribunal de Justiça (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, inaugurou um novo Fórum e instalou uma Sala Passiva de Videoconferência e a 100ª Sala de Depoimento Especial do Estado na cidade.
“Essa nova unidade, com muitas inovações implementadas, segue os padrões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança, estabelecidos nas Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, disse o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. “Com isso, reforçamos a credibilidade do Judiciário e cumprimos nossa missão constitucional”, destacou.
O novo Fórum apresenta uma área construída de cerca de 742 metros quadrados, distribuída em um pavimento térreo e outro de cobertura, situado em um terreno de aproximadamente 2400 metros quadrados. O edifício é equipado com brises de alumínio estrategicamente posicionados, além de contar com placas fotovoltaicas para aproveitamento de energia solar. Para aprimorar a infraestrutura tecnológica, foram entregues nove computadores e uma webcam, juntamente com melhorias nos links de internet. Vale ressaltar que, ao longo de todo o empreendimento, foram gerados 25 empregos diretos e 40 indiretos.
O Chefe do Judiciário baiano ratificou a relevância dos órgãos públicos na defesa da democracia e na promoção da justiça. Nessa vertente, ele apontou a importância e a excelência dos trabalhos realizados pelo Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJBA, Desembargador Salomão Resedá, especialmente o esforço para a difusão das Salas de Depoimento Especial.
A ferramenta é um espaço onde crianças ou adolescentes vítimas ou depoentes de violência\crimes podem ser ouvidos. Vale destacar que essa é a centésima inauguração de Sala de Depoimento promovida pela atual gestão.
O Desembargador Salomão Resedá louvou a gestão do biênio 2022-2024 da Corte baiana, destacando a qualidade dos trabalhos em prol da integridade de crianças e adolescentes e, sobretudo, do compromisso do Presidente Nilson Soares Castelo Branco com a causa. Durante a gestão do Magistrado, foram investidos mais de cinco milhões de reais para a instalação de Salas de Depoimento Especial pelo território baiano. “Diante do Presidente, nós, que militamos nessa área, nos sentimos renovados e encorajados a seguir em frente nessa árdua e difícil tarefa da defesa da juventude”, apontou o Desembargador Salomão.
Durante seu discurso, o Presidente Nilson Soares Castelo Branco refletiu sobre a importância das mulheres se fortalecerem e ocuparem posições de destaque na sociedade. Na ocasião, também reforçou a competência e a capacidade da futura Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que apoiou a instalação de Salas Passivas no Estado durante o biênio 2022-2024, na qualidade de Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau.
O Diretor do Fórum de Belo Campo, Juiz Gustavo Berriel Quariguasy Teixeira, externou a relevância da renovação e da instalação de novas ferramentas na Comarca e apontou algumas das conquistas recentes do Tribunal baiano durante a atual gestão, como o 1º lugar no ranking da Transparência do CNJ. “Ao longo do biênio 2022-2024, constatou-se o fortalecimento do 1º Grau, com a construção de novos fóruns, a nomeação de magistrados e a deflagração de concursos públicos para provimento dos cargos permanentes da serventia do Judiciário”, afirmou, agradecendo ao Presidente do TJBA.
O Prefeito de Belo Campo, Luiz Henrique Tigre, exaltou a magnitude da Sala de Depoimento Especial para a população e pontuou sua admiração pelo trabalho do Presidente da Corte baiana e do Coordenador da Infância e Juventude. Ele, também, ressaltou que as obras realizadas permitirão a efetivação da Justiça na Comarca: “Hoje, temos a satisfação de dizer que somos uma comarca independente, com Delegado, Promotor e Juízes Titulares e, também, que temos a condição de oferecer ao povo e àqueles que visitam Belo Campo o acesso a um bom equipamento”.
Personalidades
Além dos já citados, também compuseram a Mesa de Honra do evento o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Belo Campo, Vereador Arisney Abreu; a Defensora Pública Regional de Vitória da Conquista, Kaliany Gonzaga; a Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Vitória da Conquista, Luciana Silva; e o Procurador do Município, Dablio Reningan.
Marcaram presença na cerimônia, entre outros, o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; a Assessora da Presidência do TJBA, Victoria Negreiros; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a Primeira-Dama de Belo Campo, Léia Meira; a Delegada da Polícia Civil de Belo Campo, Carla Rodrigues de Souza; e representantes da 50ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Belo Monte.
Descrição da imagem: Os nove integrantes da Mesa de Honra da solenidade de inauguração em Belo Campo de pé durante o Hino Nacional {fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem