A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, participou da cerimônia de posse da professora Mônica Aguiar ao cargo de diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta é a primeira vez que a direção da faculdade é ocupada por uma mulher.
“É bom nós vermos mulheres ocupando esses espaços de gestão e a Doutora Mônica é uma pessoa que tem muitas qualidades. Foi uma juíza federal excelente, é uma professora dedicada e será, tenho certeza, uma grande diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Bahia”, comentou a Presidente do TJBA.
Tendo em mente a importância do estímulo à participação de mulheres no Judiciário, a Corte baiana conta com a Comissão de Incentivo à Participação Feminina. Supervisionada no âmbito do TJBA pela Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, a comissão visa promover a igualdade de gênero e a equidade dentro do Poder Judiciário, bem como incentivar e ampliar a participação das mulheres em todas as áreas e níveis da instituição.
O colegiado, também, busca identificar os obstáculos que possam estar impedindo o acesso e o avanço das mulheres na carreira jurídica, além de desenvolver políticas e estratégias para enfrentar esses desafios, com o objetivo de tornar o Judiciário mais inclusivo e representativo, refletindo a diversidade da sociedade em que atua e garantindo que todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisões.
