O átrio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) foi palco, na manhã desta terça-feira (4), da cerimônia de encerramento da exposição “Bahia vista por um Passarinho”, do fotógrafo Rui Rezende. O evento contou com a presença da Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, além de servidores, magistrados e convidados.
A mostra esteve hospedada no prédio-sede da Corte baiana durante todo o mês de outubro e é resultado de uma parceria entre o Centro Cultural do TJBA, a Assessoria de Ação Social e a Diretoria de Suprimento e Patrimônio. Composta por 26 imagens selecionadas do livro homônimo, a exposição revela ângulos singulares do território baiano, capturados a partir de voos realizados pelo artista em diferentes regiões do estado.
Durante o encerramento, a Presidente do Tribunal destacou a importância da iniciativa para a valorização da arte e da cultura baiana, ressaltando o papel do TJBA como espaço de incentivo à expressão artística. “Acho que a fotografia é um retrato de um momento de quem tem um olhar sensível, uma sensibilidade de captar, de pensar, de transmitir alguma coisa. O Poder Judiciário também tem sensibilidade para reconhecer as belas obras e quer transmitir isso para as pessoas que visitam os seus espaços todos os dias”, disse a Presidente.



Natural de Amargosa, Rui Rezende celebrou o encerramento da exposição com emoção, relembrando sua trajetória e o esforço por trás das mais de 128 mil fotos feitas durante os sobrevoos. O fotógrafo, que completa 30 anos de carreira, agradeceu a oportunidade de compartilhar seu olhar sobre a Bahia e o acolhimento do público ao longo da mostra.
“Esse trabalho foi feito com muito carinho e muita dedicação, uma logística extremamente complexa, conseguir chegar nos lugares remotos do nosso estado. Para isso eu usei aviões, helicópteros, giracóptero, parapente, paramotor, flyer boat, e balão. A fotografia tem ocupado vários espaços, sempre trazendo ali um aconchego e eu fico feliz por ter o meu trabalho exposto numa rede tão importante para o nosso estado”, contou o artista.



O Poder Judiciário da Bahia tem enorme alegria em se fazer aberto à arte e aos talentos do estado, valorizando expressões que refletem a diversidade, a criatividade e a beleza do povo baiano. Artistas interessados em expor suas obras no prédio-sede do TJBA, no Fórum Ruy Barbosa ou no Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva (todos localizados em Salvador) podem se inscrever presencialmente, na sala da Assessoria de Ação Social, localizada no prédio principal do TJBA, ou enviar um e-mail para os endereços acaosocial@tjba.jus.br e/ou centrocultural@tjba.jus.br.














