A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, marcou presença na Mesa de Honra da cerimônia de posse do Promotor de Justiça Pedro Maia Souza Marques para o cargo de Procurador-Geral de Justiça da Bahia (biênio 2024-2026). A solenidade ocorreu no Auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), na sexta-feira, 1º de março, e reuniu autoridades dos Três Poderes da República.
“Passei por isso há um mês e é muito emocionante. Desejo tudo de bom para Pedro Maia nesta nova gestão. Foi uma solenidade muito bonita”, disse a Chefe do Judiciário baiano, rememorando sua própria posse à frente do TJBA, em fevereiro. Além de manifestar o apoio da Corte ao MP, em prol da justiça, a Presidente também expressou afetividade aos membros da instituição. “Fico muito feliz de estar aqui, que foi minha casa, pois fui Promotora de Justiça e fiz muitos amigos”.
Assista à cerimônia na íntegra.
A Procuradora de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, que estava à frente do MPBA antes de Pedro Maia, abriu a solenidade enfatizando o incremento das ações ao longo dos dois últimos anos. Ao falar sobre seu sucessor, ela desejou prosperidade e frisou: “Estarei ao seu lado. Não soltarei a sua mão”.
Dando continuidade ao rito solene, o empossando procedeu à leitura do Termo de Compromisso e à assinatura do Livro de Posse, sendo na sequência condecorado com a Ordem do Mérito.
“Com cooperação e dedicação construiremos um caminho sólido para melhorar a vida da população baiana”, destacou o recém-empossado Procurador-Geral de Justiça. O novo chefe do MP aproveitou, também, para agradecer o apoio à família, à Norma Cavalcanti e a outros membros e servidores da Instituição.
Pedro Maia foi o único inscrito para concorrer no processo eleitoral, conforme a lista publicada pela Comissão Eleitoral do MPBA no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) nº 3451, de 13 de novembro de 2023. Na eleição ocorrida no dia 6 de dezembro, o Promotor Pedro Maia recebeu 569 votos de um total de 582 votantes, dez brancos e três nulos.
Nascido em Salvador, Pedro Maia ingressou no MP em 2004. Foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e Secretário-Executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
Como Promotor, passou pelas Comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, sendo promovido para Salvador em 2013. Na capital, coordenou, entre outros, o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).
Prestigiaram a posse o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; os três Senadores baianos; Deputados Federais e Estaduais; Secretários de Estado; 23 Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados; Subprocuradores-Gerais da República; Comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros; Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Presidentes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios; Procuradores-Gerais de Contas; representantes da Polícia Federal e da Rodoviária Federal; e outras autoridades.
Também marcaram presença, entre outros Magistrados, os Desembargadores do TJBA Nilson Soares Castelo Branco, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Regina Helena Ramos Reis, Lidivaldo Reaiche, Julio Cezar Lemos Travessa, Maria de Fátima Silva Carvalho, Abelardo Paulo da Matta Neto, Geder Luiz Rocha Gomes, Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib, Antônio Adonias e Marielza Brandão Franco.
Descrição da imagem: A Presidente do TJBA e outras autoridades durante a cerimônia de posse do Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia. [Fim da descrição]
#pracegover #pratodosverem