Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Presidente do TJBA promove inauguração e reinauguração de fóruns no sudoeste do estado, além da expansão de serviços digitais 
25 de novembro de 2025 às 18:05
Presidente do TJBA promove inauguração e reinauguração de fóruns no sudoeste do estado, além da expansão de serviços digitais 

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, cumprirá agenda institucional em Vitória da Conquista, Tremedal e Jequié entre os dias 26 e 28 de novembro. A programação inclui inaugurações, reinauguração de fórum e a ampliação de iniciativas voltadas ao atendimento remoto da população. 

O roteiro no sudoeste baiano será iniciado em Vitória da Conquista, onde, na quarta-feira (26), ocorrerá a reinauguração do Fórum Criminal (Fórum João Mangabeira), às 15h. O espaço modernizado oferecerá melhores condições de trabalho e de atendimento ao público. A inauguração será transmitida no canal do Poder Judiciário no YouTube. 

Na quinta-feira (27), a Presidente seguirá para Tremedal, onde inaugurará as novas instalações do Fórum da Comarca, às 10h. A entrega atende à demanda antiga da região e se soma às ações estruturantes em desenvolvimento no interior do estado. A inauguração, também, será transmitida no canal do Poder Judiciário no YouTube.  

A agenda será concluída na sexta-feira (28), em Jequié, em sessão solene da Câmara Municipal. A Desembargadora Cynthia Resende receberá o título de Cidadã Jequieense, concedido em reconhecimento à sua atuação institucional.  

Em todas as três comarcas, também serão firmadas cooperações que permitirão a instalação de pontos de acesso aos serviços judiciais, por meio do Conecta Justiça e dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Com isso, elas passarão a integrar a rede de atendimento remoto, fortalecendo a comunicação entre o cidadão e o Judiciário.  

O Conecta Justiça, política de expansão do acesso ao Judiciário, possibilita que cidadãos utilizem a rede wi-fi da instituição parceira (neste caso, as Prefeituras) por meio de um QR Code e emitam certidões, consultem processos e participem de audiências.  

Os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), regulamentados pelo Decreto Judiciário nº 593/2022, são espaços em que o cidadão, com o suporte de um servidor municipal, também pode participar de audiências por videoconferência, consultar processos judiciais e receber orientações sobre seu processo através do Balcão Virtual. 

Texto publicado: Ascom TJBA