O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi agraciado com a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, durante sessão solene no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A entrega foi realizada pelo Presidente do TJMA, Desembargador Paulo Velten, autor da proposta para o reconhecimento do Chefe do Judiciário baiano.
A Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes faz referência ao Jurista Cândido Mendes, notável por seus estudos jurídicos e pelas ações em defesa das fronteiras do Brasil.

A cerimônia ocorreu na quarta-feira (1º), na Sala das Sessões Plenárias, no Palácio Clóvis Bevilacqua, que é a sede do Tribunal maranhense. A ação comemorou os 210 anos do TJMA que se completam no sábado (04). O Presidente do TJMA encerrou o evento saudando os presentes e destacou “o Excelentíssimo Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, meu irmão querido e companheiro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre)”.

Veja a solenidade na íntegra no canal do TJMA no Youtube
Na ocasião, o Ministro do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho, Vieira de Mello Filho, também foi agraciado com a mesma comenda. “Tenho muito orgulho de uma Magistratura comprometida com a população brasileira. Ser Magistrado não é um status, é uma tarefa de entrega. É preciso que nós sejamos juízes da sociedade, para a sociedade e com a sociedade”, afirmou o Ministro.
O Presidente do TJMA, Paulo Velten, apresentou um breve contexto da história do Tribunal maranhense e reforçou o compromisso do Judiciário com a democracia e a justiça. “Esse é o caminho para a construção de um mundo melhor, imaginado por todos, livre de guerras e do ódio, baseado na cultura da paz e do bem comum”, disse.
O Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, Conselheiro João Jorge Jinkings Pavão, e o Desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá, Rommel Araújo de Oliveira, também foram homenageados com a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes.
Outras personalidades distintas foram homenageadas pelos bons serviços prestados à Justiça e à cidadania, com as Medalhas dos Bons Serviços Bento Moreira Lima; Especial do Mérito Cândido Mendes; e do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo.
Também compareceram outros(as) representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos federal, estadual e municipal, autoridades militares e eclesiásticas, acadêmicas, familiares, amigos e amigas dos homenageados e homenageadas.
Além do presidente do TJMA e do ministro do TST, também compuseram a mesa de honra da solenidade: o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, representando o governador Carlos Brandão; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco; o deputado federal Pedro Lucas Fernandes; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro João Jorge Jinkings Pavão; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros; e o diretor-geral da OAB, Seccional Maranhão, Gustavo Mamede Lopes de Sousa.
Medalhas
Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes
Medalha Antônio Rodrigues Vellozo
Medalha Bons Serviços Bento Moreira Lima
10 anos
Cynara Elisa Gama Freire
Desembargador Ricardo Duailibe
20 anos
30 Anos
HISTÓRIA DAS MEDALHAS
A Medalha dos Bons Serviços Bento Moreira Lima foi criada pela Resolução nº 18 de 1986, em homenagem a um dos mais ilustres magistrados do Maranhão. É concedida aos juízes e juízas que estão completando 10, 20, 30 e 40 anos de bons serviços à magistratura maranhense. Foram agraciados(as) os(as) magistrados(as) que completaram 10 anos, 20 anos e 30 anos.
Criada pela lei 2.814, de 1967, posteriormente regulamentada pela Resolução nº 4, de 1999, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo cultua a memória do primeiro chanceler do então Tribunal da Relação de São Luís. É concedida às personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça.
A Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes foi instituída pela Resolução nº 56/2013, é uma reverência ao jurista maranhense que se notabilizou pelos estudos jurídicos e pelas ações em defesa das fronteiras do país.
Descrição da imagem: Autoridades em pé na mesa de honra do Tribunal [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem