Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Primeira edição do Encontro do Consepre na Bahia termina com troca de experiências entre os tribunais e fortalecimento do Judiciário 
8 de outubro de 2025 às 18:43
Primeira edição do Encontro do Consepre na Bahia termina com troca de experiências entre os tribunais e fortalecimento do Judiciário 

Um momento de consolidação de importantes reflexões para o Judiciário e com experiências e conexões que ficarão marcadas na memória. Com essas palavras, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, encerrou o XVII Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), nesta quarta-feira (8), em Salvador.  

O evento reuniu, durante três dias, os chefes do Judiciário estadual de todo o país, Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e especialistas para discutir o fortalecimento da Justiça. Com o tema “Judiciário do Futuro: “Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”, o encontro destacou o papel social dos tribunais, o compromisso das cortes com o meio ambiente e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.  

“Muitas ideias foram debatidas, muitas sugestões foram feitas nas áreas da sustentabilidade e inovação. O mais importante de tudo é a troca de experiências entre os presidentes. Nós sempre trocamos informações a respeito do que estamos fazendo nos nossos tribunais e isso é importante, pois nos leva a adotar boas práticas. Hoje nós encerramos com muito sucesso”, afirmou a Presidente Cynthia Resende, que também exerce o cargo de Vice-Presidente de Cultura do Consepre. 

Acesse a galeria de fotos do 3º dia do evento.  

O último dia de atividades do encontro contou com um painel sobre o uso da tecnologia no Judiciário, que teve como palestrantes Luiz Paulo Pinho, co-fundador do JusBrasil, e Ademir Picolli, fundador e diretor do J.Ex. Em seguida, os Presidentes e Juízes Auxiliares dos Tribunais de Justiça realizaram uma reunião final antes da apresentação da Carta de Salvador, documento que reúne as conclusões resultantes dos três dias de Consepre.  

“Nós fazemos um balanço positivo do Consepre. Tivemos palestras muito proveitosas e a reunião entre os Juízes Auxiliares dos Tribunais de Justiça foi muito produtiva”, destacou o Juiz Assessor Especial da Presidência I do TJBA, Gustavo Teles, que presidiu a reunião dos magistrados assessores.  

A Juíza Assessora Especial da Presidência II, Rita Ramos, salientou que o Consepre foi um espaço de pautas importantes para “toda a comunidade jurídica e, principalmente, para o atendimento dos nossos jurisdicionados”.  

O presidente do TJRO, Desembargador Raduan Miguel Filho, que assume o comando do conselho no lugar do Desembargador Francisco Oliveira Neto (TJSC), pontuou que esta edição, a primeira sediada na Bahia, fortaleceu a integração entre a Justiça Estadual.  

“Um orgulho muito grande estar na Bahia, ser recepcionado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pela Presidente Cynthia, pela simpatia do povo baiano. Isso fez com que o nosso Consepre fosse mais valorizado, com todos os presidentes dos Tribunais de Justiça participando dos três dias do evento e a Bahia teve grande influência nisso”, ressaltou.  

A XVIII edição do Consepre será sediada em Belo Horizonte, de 12 a 14 de novembro.  

Saiba mais  

Texto publicado: Ascom TJBA