Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia
24 de julho de 2013 às 8:30

Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia  Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia  Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia  Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia  Programa Caminho Legal forma primeiro ciclo na Fundação Lar Harmonia  A alegria e o sentimento de superação eram as expressões evidentes em cada um dos quarenta formandos do primeiro ciclo do Programa Caminho Legal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A turma composta por meninos e meninas, de 14 a 17 anos, provenientes de áreas no entorno da Fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã, finalizaram o programa piloto do Caminho Legal, nesta terça-feira, 23 de julho.

Idealizado pelo juiz assessor da Presidência do TJBA, Ricardo Schmitt e coordenado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA, o programa tem o objetivo de incentivar o pleno exercício da cidadania na formação de adolescentes. A ação, instituída pelo Decreto nº 297, do dia 26 de abril, teve início no dia 29 do mesmo mês.

Os jovens participaram de aulas de ética, moral e cidadania, além de oficinas de artes visuais e informática. Este primeiro ciclo, cumpriu a missão de sensibilizar os jovens, apontado-os oportunidades de desenvolver a cidadania de forma responsável. Para o juiz Ricardo Schmitt, já é perceptível a mudança de perspectiva dos jovens. “À Justiça também cabe formar cidadãos e ajudá-los a escolher bons caminhos na vida. Um caminho legal”.

Na abertura da solenidade de formatura, os alunos receberam às boas vindas do presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Simões Hirs, que falou da importância da Justiça em interagir com jovens cidadãos de maneira positiva e preventiva, aproximando-os da instituição. “Nosso desejo é que estes meninos busquem o Judiciário enquanto cidadãos, conscientes de seus direitos”, explicou.

As aulas, coordenadas pela servidora do TJBA Manuela Portela, foram ministradas pelo juiz Ricardo Schmitt, pelo servidor Pedro Vivas e pelo professor Jairo Eleodoro. As turmas, divididas nos turnos matutino e vespertino, tiveram aulas de Ética, de sexualidade e saúde, de direitos e deveres e dos problemas causados pelo uso de drogas.

Joice Correa, 17 anos, diz já sentir saudade dos encontros, das oficinas e das brincadeiras, mas promete levar a experiência por toda vida. “Desde a visita ao Tribunal pude aprender coisas novas e tirar dúvidas, principalmente sobre a importância do respeito ao próximo”, disse a jovem.

Gilmário Conceição Borges é representante da comunidade de Piatã e comemora a participação dos filhos no Caminho Legal. João Pedro foi um dos oito alunos que teve destaque pela assiduidade, comprometimento, comportamento e atitude e compreensão de conteúdo. “Ocupar o tempo de nossos filhos com atividades que podem torná-los cidadãos de bem é sempre válido”, declara o pai de João Pedro (15) e Gabriel (16).

A entrega dos certificados foi realizada pelo desembargador Mario Alberto Simões Hirs e pela diretora presidente da Fundação Lar Harmonia, Cristiane Miranda da Silveira. Pegos de surpresa, os jovens ainda receberam tablets doados pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), parceiro da Unicorp e entregues pessoalmente pelo juiz Luiz de Mello Serra, coordenador acadêmico do IDP. “Nos honra muito contribuir com um projeto tão relevante para a juventude, realizado pelo TJBA”, conclui o magistrado Mello Serra.

Texto: Laís Nascimento – Agência TJBA de Notícias / Fotos: PriscilaFelipe