Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Programa SER chega ao Oeste com palestras em Luís Eduardo Magalhães
5 de outubro de 2011 às 13:00

Programa SER chega ao Oeste com palestras em Luís Eduardo Magalhães  Programa SER chega ao Oeste com palestras em Luís Eduardo Magalhães  Programa SER chega ao Oeste com palestras em Luís Eduardo Magalhães  Programa SER chega ao Oeste com palestras em Luís Eduardo Magalhães  No começo da semana, na sexta etapa de ações no interior do Estado, a Caravana do Programa SER atravessou o Rio São Francisco, em Ibotirama, no extremo oeste da Bahia, para conversar com os servidores das comarcas de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

O Programa SER foi criado pelo Tribunal de Justiça em outubro do ano passado com o propósito de criar meios que permitam ao servidor tomar iniciativas de desenvolvimento que lhe tragam crescimentos pessoal e profissional.

Ontem (4/10), em Luis Eduardo Magalhães, cerca de 30 pessoas, entre servidores e colaboradores da comarca, assistiram à apresentação do programa, que abriu a etapa na região, constando de duas palestras, sobre ergonomia e alimentação, e de orientações a respeito do financiamento da Caixa Econômica Federal para compra da casa própria, em parceria com o Tribunal de Justiça.

Na manhã desta quarta-feira (5), o programa será apresentado aos servidores da Comarca de Barreiras. À tarde, o grupo retorna à margem direita do rio e desce alguns quilômetros ao sul, com destino a Bom Jesus da Lapa, onde encerra a programação na quinta-feira à tarde.

Chuvas
Em Luís Eduardo Magalhães, o Salão do Júri foi arrumado e enfeitado de véspera para receber a comitiva do programa. As chuvas que abrem o período de inverno na região, chegadas ontem, não impediram o comparecimento das pessoas, incluindo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, logo cedo instalada local para assistir os servidores, e representantes da Caixa Econômica.

“Um programa realmente fabuloso, que mostra a presença de Salvador aqui entre nós, do extremo oeste”, disse o juiz da comarca, Claudemir da Silva Pereira, valendo-se de uma fala da população local quando se refere à atenção dos poderes públicos a questões da região.

Muito empolgado ao ouvir propostas do programa, o magistrado falou, no final das palestras, dirigindo-se aos servidores, que dava seu testemunho sobre a importância de a pessoa viver de bem com ela mesma. E como? Perguntou ele, para, em seguida, responder: com espiritualidade, com bom humor, com atividades física.

“Tenham certeza que atividades como as anunciadas aqui pelo fisioterapeuta do Tribunal são importantes para a saúde, posso dizer porque eu mesmo já fui mal humorado, sentia-me perseguido”, completou o juiz, acrescentando que os relaxamentos físicos ajudam diante de situações adversas. “Seja espirituoso”, aconselhou, voltando a parabenizar o Tribunal de Justiça pelo trabalho.

Os servidores, ao tempo em que apresentavam demandas necessárias para o bom andamento dos trabalhos na comarca, de pronto encaminhadas pelos integrantes da caravana aos respectivos setores do Tribunal, para avaliações, mostraram-se interessados no Programa SER, na avaliação da administradora do fórum, Neuza Rosa da Silva.

Ela disse que a presença do Programa SER é um alento para todos, esperançosos “em melhorias para a comarca”. A administradora destacou as palestras sobre alimentação saudável, proferida pela nutricionista Jomari Queiroz, e ergonomia, pelo fisioterapeuta Marcus Oliveira, ambos servidores do Tribunal de Justiça.

Em paralelo, uma equipe da Secretaria de Saúde do Município, coordenada pela psicóloga Ana Carla Masiero, mediu a pressão arterial e o nível de glicose dos servidores e, também, vacinou contra gripe e hepatite B. Também trabalharam Maisa do Catti e Suelen Sefrian, enfermeiras, e Elizabeti Moreira, técnica em enfermagem.

A psicóloga aproveitou a parceria com o Tribunal de Justiça e citou projetos e atividades continuadas de promoção à saúde e que estão à disposição da população, incluindo os servidores, nos postos municipais de saúde.

Ari Donato – Pelo Programa SER / Nei Pinto – Fotos