No começo da semana, na sexta etapa de ações no interior do Estado, a Caravana do Programa SER atravessou o Rio São Francisco, em Ibotirama, no extremo oeste da Bahia, para conversar com os servidores das comarcas de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
O Programa SER foi criado pelo Tribunal de Justiça em outubro do ano passado com o propósito de criar meios que permitam ao servidor tomar iniciativas de desenvolvimento que lhe tragam crescimentos pessoal e profissional.
Ontem (4/10), em Luis Eduardo Magalhães, cerca de 30 pessoas, entre servidores e colaboradores da comarca, assistiram à apresentação do programa, que abriu a etapa na região, constando de duas palestras, sobre ergonomia e alimentação, e de orientações a respeito do financiamento da Caixa Econômica Federal para compra da casa própria, em parceria com o Tribunal de Justiça.
Na manhã desta quarta-feira (5), o programa será apresentado aos servidores da Comarca de Barreiras. À tarde, o grupo retorna à margem direita do rio e desce alguns quilômetros ao sul, com destino a Bom Jesus da Lapa, onde encerra a programação na quinta-feira à tarde.
Chuvas
Em Luís Eduardo Magalhães, o Salão do Júri foi arrumado e enfeitado de véspera para receber a comitiva do programa. As chuvas que abrem o período de inverno na região, chegadas ontem, não impediram o comparecimento das pessoas, incluindo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, logo cedo instalada local para assistir os servidores, e representantes da Caixa Econômica.
“Um programa realmente fabuloso, que mostra a presença de Salvador aqui entre nós, do extremo oeste”, disse o juiz da comarca, Claudemir da Silva Pereira, valendo-se de uma fala da população local quando se refere à atenção dos poderes públicos a questões da região.
Muito empolgado ao ouvir propostas do programa, o magistrado falou, no final das palestras, dirigindo-se aos servidores, que dava seu testemunho sobre a importância de a pessoa viver de bem com ela mesma. E como? Perguntou ele, para, em seguida, responder: com espiritualidade, com bom humor, com atividades física.
“Tenham certeza que atividades como as anunciadas aqui pelo fisioterapeuta do Tribunal são importantes para a saúde, posso dizer porque eu mesmo já fui mal humorado, sentia-me perseguido”, completou o juiz, acrescentando que os relaxamentos físicos ajudam diante de situações adversas. “Seja espirituoso”, aconselhou, voltando a parabenizar o Tribunal de Justiça pelo trabalho.
Os servidores, ao tempo em que apresentavam demandas necessárias para o bom andamento dos trabalhos na comarca, de pronto encaminhadas pelos integrantes da caravana aos respectivos setores do Tribunal, para avaliações, mostraram-se interessados no Programa SER, na avaliação da administradora do fórum, Neuza Rosa da Silva.
Ela disse que a presença do Programa SER é um alento para todos, esperançosos “em melhorias para a comarca”. A administradora destacou as palestras sobre alimentação saudável, proferida pela nutricionista Jomari Queiroz, e ergonomia, pelo fisioterapeuta Marcus Oliveira, ambos servidores do Tribunal de Justiça.
Em paralelo, uma equipe da Secretaria de Saúde do Município, coordenada pela psicóloga Ana Carla Masiero, mediu a pressão arterial e o nível de glicose dos servidores e, também, vacinou contra gripe e hepatite B. Também trabalharam Maisa do Catti e Suelen Sefrian, enfermeiras, e Elizabeti Moreira, técnica em enfermagem.
A psicóloga aproveitou a parceria com o Tribunal de Justiça e citou projetos e atividades continuadas de promoção à saúde e que estão à disposição da população, incluindo os servidores, nos postos municipais de saúde.
Ari Donato – Pelo Programa SER / Nei Pinto – Fotos