A caravana do Programa SER cumpriu em Santo Antônio de Jesus, na última sexta-feira (17/06), uma das etapas mais importantes do programa que é a democratização e aproximação dos servidores do interior do Estado com o SER – um programa especialmente pensado e executado para os magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Durante a visita, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde aferiu a pressão arterial dos servidores, disponibilizando, ainda, vacinas contra gripe A (H1N1), antitetânica, febre amarela e tríplice viral.
Após a exibição do vídeo institucional do programa, a engenheira sanitarista e ambiental da Embasa, Luciana Fróes, orientou como economizar água e dinheiro, sem comprometer a higiene.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, segundo a especialista, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
“Um simples banho de ducha, com duração de 15 minutos, consome 135 litros de água. Se fecharmos a torneira ao nos ensaboar, e reduzirmos o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros”, alertou a engenheira, que prosseguiu dizendo que, se uma pessoa escovar os dentes em cinco minutos com a torneira semiaberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
A segunda palestra, proferida pelo fisioterapeuta e especialista em Ergonomia, Marcus Oliveira, da Diretoria de Assistência á Saúde do Tribunal de Justiça, teve como objetivo orientar os servidores quanto aos fatores de riscos e, sobretudo, à prevenção das lesões por exercícios repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT).
“Ainda tem muito chão pela frente, mas até o fim do ano vamos chegar a todas as comarcas. Todos os servidores devem conhecer o programa SER que é uma ação fundamental na gestão da pessoa humana. É bom saber que tem gente cuidando da gente. Cada um faz a sua parte e juntos crescemos. Essa é a nossa ideia. Essa é a essência do Programa SER,” conclui Jamile Ferraz, diretora de Assistência à Saúde do Tribunal de Justiça e coordenadora das caravanas do Programa SER.
De segunda a sexta-feira passada, a equipe visitou, também, as comarcas de Irecê, Itaberaba, Ipirá e Feira de Santana.