O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), realiza o Projeto Conhecendo o Judiciário, que recebe estudantes de Direito de toda a Bahia para explorar a estrutura do Judiciário baiano. No dia 13 de março, o Tribunal recebeu uma turma da Unime Anhanguera.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o edifício-sede do TJBA e interagir com servidores e magistrados. Eles conversaram com o Desembargador Cássio Miranda sobre a carreira na magistratura e a história do TJBA, assim como receberam conselhos para o futuro profissional.


Na parte da tarde, os alunos visitaram o Fórum Ruy Barbosa, um prédio histórico inaugurado em 1949, onde puderam aprender mais sobre a história do Tribunal de Justiça (o mais antigo das Américas) e a atuação dos juízes, além das diretrizes do TJBA. Para o aluno Maurício Santana Santos (do sétimo semestre), “o projeto é sensacional. Gostei bastante. É um aprendizado surreal”.
Já para o aluno Edmilson Galvão (também do sétimo semestre), “esse projeto de visitação ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está sendo muito produtivo, enriquecedor. Uma excelente iniciativa do órgão, com bastante aprendizado e receptividade dos servidores”.
Vale lembrar que, em 30 de janeiro, houve a visita dos alunos de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde os graduandos puderam conhecer e também aprender sobre o funcionamento e a carreira no judiciário baiano.
Como participar
O Conhecendo o Judiciário é voltado a estudantes do curso de Direito de instituições de ensino superior e de níveis médio e técnico. As visitações ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras. Durante o turno da manhã, no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa.
Para participar dessa ação, o(a) professor(a) responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita, previamente, mediante o envio de mensagem para o e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando, no assunto, “Conhecendo o Judiciário”.
Linguagem Simples – O diálogo com os estudantes é pautado na linguagem simples, cujo teor privilegia a comunicação acessível. Durante a explanação sobre o Tribunal do Júri, que ocorre no período da visita ao Fórum Ruy Barbosa, há o momento de uma dinâmica. Essa atividade faz um paralelo entre expressões utilizadas por médicos e aquelas que fazem parte do contexto jurídico; e promove a reflexão sobre a importância de facilitar a compreensão daqueles que ouvem a mensagem.
Vale salientar que a linguagem simples constitui uma prioridade da Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, descrita em uma das diretrizes desta gestão.
Acesse aqui a página da Linguagem Simples
Descrição da imagem: estudantes posando para foto com o Desembargador Cássio Miranda [fim da descrição]
#pracegover #pratodosverem





