Durante o mês de março, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu 279 estudantes dentro do Projeto Conhecendo o Judiciário. A iniciativa, sob o intermédio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), possibilita alunos do Curso de Direito ou do Ensino Médio a explorarem a estrutura do Judiciário baiano. A primeira visita acontece no dia 13 de março e foi a Faculdade Unime Anhanguera.
No dia 20 de março, o Tribunal recebeu uma turma da Faculdade Estácio de Salvador. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o edifício-sede do TJBA e interagir com servidores e magistrados. Eles conversaram com a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho sobre a sua trajetória e a carreira na magistratura. A magistrada falou sobre a história do TJBA e deu conselhos para o futuro dos graduandos na área de Direito.
Para a Desembargadora Maria de Fátima, “é muito importante a presença dos estudantes no Judiciário, porque permite que conheçam como funciona o TJBA e abre uma porta para pesquisas e para o conhecimento”. O aluno Gaudêncio Freire, do 1º semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio, afirmou que achou o “projeto bastante interessante, por aproximar o Judiciário da realidade dos estudantes”.
Eudes Rocha, também do 1º semestre da mesma instituição, disse estar maravilhado com a visita. “Foi muito, muito além das minhas expectativas. Fechamos com chave de ouro, com o maravilhoso testemunho da desembargadora. Muito obrigado a todos”.
No dia 21, foi a vez da Faculdade Brasileira do Recôncavo, quando o Desembargador Eduardo Caricchio relatou sobre sua vida na magistratura. Compartilhou que o Direito se tornou uma profissão de família, já que o seu avô, também, foi magistrado no TJBA. Ele aproveitou para falar um pouco sobre direito civil e criminal, além de defender a ideia da existência de um “direito preventivo”, a fim de que o cidadão procure orientação jurídica antes e evite a judicialização.
.
No dia 25 de março, a visita foi realizada ao Fórum Ruy Barbosa, pelos alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo, que puderam conhecer as instalações e saber como funciona a justiça baiana. Já na quarta-feira, 26 de março, foi a vez de os alunos da Universidade Maria Milza (Unimam), da cidade de Governador Mangabeira, conhecerem o prédio da Corte. Os alunos da Unifacs, do campus Tancredo Neves/Salvador, se dividiram em duas turmas na quinta, 27 de março, quando estiveram no TJBA pela manhã; e no Fórum Ruy Barbosa no turno da tarde. Já na sexta feira, 28 de março, foi a vez de a Uninassau Salvador estar presente na visita técnica.
.
Como participar
O Conhecendo o Judiciário é voltado a estudantes do Curso de Direito de instituições de ensino superior e de níveis médio e técnico. As visitações ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras. Durante o turno da manhã, no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa.
Para participar dessa ação, o(a) professor(a) responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita, previamente, mediante o envio de mensagem para o e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando, no assunto, “Conhecendo o Judiciário”.
.
Descrição da imagem: Desembargador Mário Albiani e estudantes da UNIFACS posando para foto {fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem