A Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidida pelo Desembargador Cássio Miranda, realizou a primeira edição do projeto “Memória Presente” em Aporá, no nordeste baiano, na quarta-feira (12). O objetivo do projeto é contribuir para a preservação e a democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro vinculado ao Poder Judiciário.
Durante a palestra, ministrada pelo Desembargador Cássio Miranda, para estudantes da Escola Estadual Áurea dos Humildes Oliveira, foram abordados temas da história do TJBA, Tribunal mais antigo das Américas, fundado em 1609. “Além de preservar e divulgar a memória institucional, o projeto reforça a importância da educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social. A interação com estudantes proporciona uma oportunidade única de aproximar o Judiciário da comunidade”, destacou o Desembargador Cássio Miranda.
Além da palestra, durante a qual os alunos puderam interagir e fazer perguntas, o coral da escola fez uma apresentação e um aluno declamou uma poesia sobre memórias. Os participantes entregaram, também, uma fotografia ao desembargador. Ao final, a equipe do TJBA realizou uma visita às instalações da escola com laboratórios de informática, de ciências humanas, de línguas e quadras esportivas.
Ao final, o Desembargador Cássio Miranda foi convidado pelos alunos para gravar uma entrevista para o Podcast PodÁurea, projeto desenvolvido pelo corpo discente da escola.
Descrição da imagem: o Desembargador Cássio Miranda, alunos e professores da Escola Áurea dos Humildes Oliveira posando para foto dentro de um auditório [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem