As comarcas de Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Itabuna receberam, ao longo dos meses de abril e maio, a equipe do projeto Ponte, iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) que tem como objetivo estabelecer uma comunicação sólida entre Secretarias de 1º Grau e a Central de Mandados, priorizando soluções de melhoria e padronização de condutas na expedição e cumprimento dos mandados. O projeto contribui para imprimir maior celeridade ao trâmite processual, assim como para diminuir a taxa de congestionamento das unidades judiciais, atendendo a Meta 5 do CNJ.
A equipe composta pelo magistrado Eduardo Carvalho, Juiz Auxiliar da CGJ, Osenar Silva, Coordenador da Central de Mandados, e Marielle Ferreira, Supervisora da CGJ, ofereceu treinamentos em prol da efetividade das diligências processuais.
Diretores de secretaria, oficiais de justiça e servidores foram reunidos em dias específicos para alinhar conhecimentos profissionais, receber instruções, compartilhar experiências e disseminar boas práticas. Entre os assuntos tratados: análise das disposições do Provimento Conjunto CGJ/CCI nº 9 de 2023, em especial as atribuições dos oficiais de justiça e do coordenador da Central; exposição das funcionalidades do sistema CCM; e, procedimentos práticos em diligência, configuração na máquina e regularização de certificado digital (token) para oficiais de justiça.