O Fórum da Comarca de Jitaúna foi palco da primeira ação do projeto “Servidor por 1 Dia” em uma comarca do interior. Durante o evento, realizado na manhã do dia 11 de dezembro, vinte e uma crianças – filhos(as), netos(as), sobrinhos(as) e afilhados(as) de magistrados, servidores e advogados – tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente judicial, tornando-se “servidores por um dia”.
“Foi um dia emocionante! Nossos pequenos, de uma forma tão genuína, se agigantaram naquele momento colorido e de inclusão. O presente foi nosso: a oportunidade de compartilhar, com os nossos ‘bens’ mais preciosos um pouco da nossa história perante o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia”, relatou a Juíza Camilli Gonçalves sobre o momento de conexão entre as crianças e o Judiciário.
A programação começou com a entrega de crachás com a identificação das crianças. Depois, houve um momento recreativo, na área externa do Fórum, com Rubia Freitas, animadora infantil, que fez pinturas, brincadeiras e contou a história “O Rei de quase tudo”, do escritor e ilustrador Eliardo França.
Na sequência, as crianças foram conduzidas para o Salão do Júri, onde receberam orientações de higiene bucal pela Dentista Flávia Albuquerque D’Avila, cedida pelo município de Jitaúna. Os pequenos conheceram, também, o gabinete da Magistrada Camilli Queiroz e o ambiente de trabalhos dos seus responsáveis.
A Servidora Isabel Cristina da Silva Nascimento externou a importância da iniciativa, principalmente no que diz respeito à inclusão de crianças com necessidades especiais. Um exemplo marcante foi o de João Eduardo Lourenço Nascimento, um garoto de sete anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, João apresentou dificuldades devido à rigidez cognitiva e à sensibilidade auditiva, características comuns no TEA; entretanto, na sequência, o ambiente acolhedor, proporcionado pela equipe do Fórum, permitiu que ele se adaptasse e interagisse com os demais participantes.
“João se sentiu tão à vontade que tirou fotos com facilidade, falou ao microfone e, principalmente, acessou os ambientes com tranquilidade e sem ansiedade. Parabéns ao Poder Judiciário pela iniciativa. A família (da criança) ficou muito surpresa e feliz com o desempenho de João. Eu, como servidora, tenho muito orgulho de fazer parte desse lindo projeto”, comentou Isabel Nascimento.
Uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), no âmbito do Programa +Saúde, o projeto “Servidor por 1 Dia” realizou sua primeira edição em julho, na sede do TJBA. Agora, as inscrições estão abertas, até o dia 16 de dezembro, para os magistrados e os servidores dos Fóruns Ruy Barbosa e Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Regional do Imbuí).
Além de proporcionar aos participantes uma vivência única e inesquecível, o projeto promove inclusão, aproxima as famílias e fortalece os vínculos afetivos. Para a Secretária de Gestão de Pessoas – Viviane da Anunciação –, a iniciativa do “Servidor por 1 Dia” é mais do que uma atividade lúdica, além de fortalecer os laços familiares, contribui para a motivação, a saúde mental e o engajamento dos servidores e dos magistrados.
Ao verem seus filhos e netos participando e compreendendo a importância do trabalho que realizam, os servidores sentem-se mais valorizados e reconhecidos, o que impacta, de modo positivo, o ambiente de trabalho. Essa conexão emocional reduz o estresse, promove um sentimento de orgulho e aumenta a identificação com a missão do serviço público. É uma ação que beneficia não apenas as crianças, mas também toda a família e, consequentemente, a qualidade do trabalho prestado à sociedade.
Descrição da foto: Crianças posando para foto, mostrando o chachá [ fim da descriçao]
#pracegover #pratodosverem