Quer entender melhor as mudanças e melhorias proporcionadas pelo inventário patrimonial de 2022? Não perca a entrevista que a Rádio Web do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) fez com o Servidor Marcos Barbosa de Castro, responsável pela Coordenação de Controle Patrimonial (Copat), que vai ao ar, ao vivo, na terça-feira (6), às 10h30 e 15h30. O programa abordou as principais orientações para unidades que ainda não receberam a equipe técnica do inventário e respondeu às dúvidas frequentes dos ouvintes.
Acesse o site do inventário patrimonial do PJBA
A entrevista tem reprise na quinta-feira (8), às 10h30 e 15h30, na Rádio Web.
A Rádio Web pode ser acessada por meio do botão localizado ao lado direito do site institucional (ou do lado esquerdo, se o acesso for por dispositivos móveis). Para ouvir outros programas, acesse o perfil da Rádio Web PJBA no aplicativo Soundcloud.
Na entrevista, Marcos Barbosa de Castro diz que contratar uma empresa externa, exclusivamente para o exercício de 2022, tem como propósito adequar o inventário do PJBA para atender às normas internacionais de contabilidade.
“É uma exigência que se iniciou com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, explica o Servidor. A STN criou um plano de implantação, assim como orientações para os órgãos públicos no âmbito, municipal, estadual e federal. “Esperamos que, ao final de 2022, com a conclusão do inventário, possamos emitir um balanço patrimonial já de acordo com essa norma”.
O inventário patrimonial é o instrumento de controle para apuração, identificação e reorganização do acervo patrimonial, por meio de levantamento e verificação dos bens móveis, imóveis e intangíveis do PJBA.
Normativo
O Diário da Justiça Eletrônico do PJBA publicou, em 27 de junho, o Ato Normativo Conjunto n. 11, que disciplina o inventário patrimonial no Tribunal baiano. O processo teve início em 13 de junho, na sede do Tribunal de Justiça e edifícios anexos.
A contratação de uma empresa externa, excepcionalmente, em 2022, visa agregar tecnologia e conhecimento à gestão patrimonial do PJBA, assim como atualizar o banco de dados com informações adicionais sobre os objetos tombados. O investimento vai contribuir para os inventários futuros, tornando-os mais modernos e promovendo um melhor controle para servidores e gestores.
A Secretaria de Administração (Sead), a Diretoria de Suprimento e Patrimônio (DSP) e a Coordenação de Controle Patrimonial (Copat) ressaltam que em caso de problemas durante a execução do inventário pela empresa, o servidor deve reportar o ocorrido à Copat por meio do e-mail copat@tjba.jus.br ou contato telefônico 71 3372-7583 / 7562 / 7591.
Dúvidas sobre a realização do inventário patrimonial podem ser direcionadas para o seguinte endereço eletrônico: inventariopatrimonial@tjba.jus.br.
Descrição da imagem: ilustrativa, com mãos assinando papéis para representar um inventário [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem
Saiba mais
PJBA DÁ INÍCIO AO INVENTÁRIO PATRIMONIAL NOS FÓRUNS DA CAPITAL
PJBA DISCIPLINA INVENTÁRIO PATRIMONIAL EM TODAS AS UNIDADES; CONFIRA AS DETERMINAÇÕES
INVENTÁRIO PATRIMONIAL: PJBA ALCANÇA O MARCO DE 48 MIL BENS MÓVEIS INVENTARIADOS