Com o objetivo de impulsionar a execução das ações de saneamento em apoio as unidades judiciárias de 1º grau, a Secretaria Virtual do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) passa por restruturação interna relacionada ao quadro funcional e controle de processos internos, o que possibilitará uma melhor gestão da unidade e otimizará o desempenho das atividades.
A reorganização da unidade parte de iniciativa da Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau de Jurisdição, liderada pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que submeteu à apreciação da Presidência pedido de designação de magistrados e servidores para auxiliarem nas atividades da Secretaria.
O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, atento à necessidade de priorização do 1º grau de jurisdição, designou os magistrados Nartir Dantas Weber e Gustavo Silva Pequeno para atuarem na Secretaria Virtual e autorizou os servidores da Secretaria a assinarem os atos necessários à execução do saneamento em cartório.
A Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de Apoio ao 1º Grau, destaca que “o novo modelo de atuação da Secretaria conferirá autonomia na execução dos trabalhos, com menor impacto na rotina de trabalho das unidades, uma vez que o juiz e o diretor responsáveis pela unidade judiciária não mais terão a incumbência de validar os atos da equipe saneadora”. Ressaltou, ainda, que todas as providências visam aprimorar o serviço judiciário da 1ª instância.
Já o Juiz Coordenador da unidade virtual, Raimundo Nonato Borges Braga, afirma que “a nova forma de trabalho deve trazer impactos positivos no que diz respeito ao incremento da produtividade e a rápida tramitação processual dos feitos em andamento.”
Além da reestruturação, a Secretaria Virtual, com o apoio dos laboratórios de inovação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização e da Coordenação dos Juizados Especiais, funciona como projeto-piloto para a implementação de ferramentas de automação e de inteligência artificial, o que contribuirá para o aperfeiçoamento da prestação do serviço.
Criada pela Resolução TJBA n. 07/2022, a Secretaria Virtual é o novo órgão auxiliar da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição que atua na execução de ações de saneamento nas unidades judiciárias de 1º grau, mediante demandas oriundas da Corregedoria Nacional de Justiça e das Corregedorias locais.
Saiba mais em http://servicosonline.tjba.jus.br/servicosonline/secretaria-virtual/
Descrição da imagem: Juíza Nartir Dantas Weber e Juiz Gustavo Silva Pequeno na sala da Secretaria Virtual do TJBA {Fim da descrição}.
#Pratodosverem #pracegover