Ao final do biênio 2024-2026, o Relatório da Gestão referente a esse período foi compartilhado com todos os Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O documento apresenta as principais realizações durante o mandato da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na Presidência do Judiciário baiano, encerrado nesta semana.
Clique aqui e acesse o Relatório da Gestão do biênio 2024/2026
Na cerimônia de posse comemorativa da Mesa Diretora do biênio 2026-2028, no dia 5 de fevereiro, o discurso da Desembargadora evidenciou a celebração de orgulho, por meio de conquistas e resultados obtidos ao longo de dois anos.
“Este discurso não se propõe a ser, propriamente, um balanço de gestão, mas, uma celebração do orgulho de conseguirmos navegar com a precisão cartesiana das nossas diretrizes, pelos revoltos mares dos problemas postos sobre as dores que norteava nossa rota, no sentido de devolver ao Poder Judiciário a sua magnitude, a sua dignidade e distinção, um indireto reflexo no restabelecimento da credibilidade e efetividade na nossa atuação jurisdicional”, declarou a Desembargadora Cynthia Resende.
A magistrada enfatizou os avanços em produtividade, transparência, efetividade e credibilidade em todos os segmentos, além do trabalho feito em prol das melhorias para servidores, magistrados e jurisdicionados. “Dignificamos a Justiça enquanto Poder de Estado e enquanto titular da entrega da jurisdição e guardião das ferramentas multiportas de acesso à Justiça, e os resultados foram alcançados. Em 2026, o Poder Judiciário baiano vive um momento de grande orgulho, brilho e excelência. E se posiciona onde, de fato, sempre deveria estar”, finalizou.

O Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, novo Presidente do TJBA, elogiou a gestão da antecessora. “Fomos guiados, nos dois últimos anos, por uma mulher forte, humana e de uma leveza que acalentou a todos nós mesmos nos momentos mais difíceis. Sem a pretensão de ser exaustivo, ressalto a atenção prioritária que foi conferida ao 1º Grau de Jurisdição com a expressiva nomeação de servidores e servidoras, além da reestruturação dos gabinetes de magistrados e magistradas, com a criação do cargo de assistente, cuja implantação será finalizada na gestão que ora se inicia”, afirmou o Chefe do Judiciário em seu pronunciamento.
Além desses avanços, outra ação que realça a prioridade ao 1º Grau foi a abertura do Edital para realização de concurso público para Juiz Substituto. O certame foi lançado em 30 de janeiro, último dia útil da Desembargadora Cynthia Resende na Presidência. As inscrições estarão abertas a partir das 16h do dia 2 de março até as 16h do dia 2 de abril, por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/juiztjba.