Alinhado às diretrizes e aos objetivos estratégicos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc), na modalidade virtual, fomenta a cultura da paz e incentiva a resolução pacífica de disputas, com foco especial em questões familiares. Nessa unidade, todo o processo, desde o agendamento até a mediação e o contato necessário, é realizado de forma 100% on-line.
Para facilitar o acesso ao serviço, a unidade disponibiliza um formulário de solicitação das sessões de mediação, atualizado para o ano de 2025. O agendamento é simples: basta preencher o formulário clicando aqui e, em seguida, enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (71) 9979-1295, informando o nome cadastrado.
Confira mais detalhes sobre o agendamento
O Cejusc Virtual atua em casos como divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável e reconhecimento de paternidade, priorizando o diálogo construtivo entre as partes. Essas mediações contribuem para a harmonia social e a redução de litígios judiciais, assim como fortalecem a cultura da conciliação.
Coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Centro orienta que as partes encaminhem toda a documentação solicitada para a realização das audiências. Além disso, é necessário que os envolvidos disponham de um dispositivo com acesso à internet e câmera, como computador, celular ou tablet.
A Desembargadora Marielza Brandão, Presidente do Nupemec, tem sido uma das responsáveis pelo aprimoramento do Cejusc Virtual. Em suas palavras, o serviço amplia o alcance da Justiça, pois permite que conflitos sejam resolvidos mesmo quando as partes estão a quilômetros de distância. Em 2024, o Cejusc Virtual realizou 3.082 audiências de conciliação, resultando em 775 acordos tanto no âmbito processual quanto no pré-processual.
“Com a modalidade, o cidadão pode realizar audiências em todo o estado, com nossos conciliadores e mediadores atuando de forma remota. Tivemos um número expressivo de acordos nessa modalidade no ano passado, justamente porque atendemos à Bahia toda. Com a Presidente Cynthia Resende, vamos ampliar ainda mais o serviço, trazendo mais mediadores para atuar no Cejusc Virtual”, reiterou a Desembargadora Marielza Brandão.
O serviço está disponível para qualquer pessoa plenamente capaz (ou incapazes, devidamente representados por seus responsáveis legais), que deseje optar pela modalidade on-line. Uma das partes envolvidas deve comprovar residência no Estado da Bahia, para que a mediação seja realizada.
Podcast – Em entrevista à Rádio Web do TJBA, no programa Justiça Explica, a Supervisora do Cejusc Virtual, Jacyra Laranjeira, explicou que, na negociação e na mediação, as partes envolvidas são direcionadas a tomarem decisões e se responsabilizarem por elas, alinhando-se ao conceito de pacificação social.
Saiba mais:
Conciliador e mediador: pilares da solução de conflitos no CEJUSC Virtual do TJBA
Descrição da imagem: arte com o título “O Cejusc virtual pode lhe ajudar – serviço judicial gratuito, on-line, com intermédio de mediador ou conciliador {Fim da descrição}.
#pratodosverem #pracegover