O aprimoramento do padrão linguístico na elaboração de documentos oficiais e o uso da oralidade, de forma clara e eficiente, são mecanismos imprescindíveis às atividades desempenhadas por magistrados e servidores. Considerando tal premissa, o Laboratório de Português Jurídico Desembargador Eladio Lecey, vinculado à Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), realiza o Projeto (Re)toques Gramaticais.
A iniciativa tem o propósito de contribuir para a eficiência dos mecanismos gramaticais e linguísticos, no que alude à utilização da Língua Portuguesa. Periodicamente, os integrantes do PJBA receberão, por e-mail, pequenas pílulas, em formato de vídeo, com dicas, orientações, direcionamentos, acertos e justificativas da Língua Portuguesa, em virtude do uso da Norma Culta.
O conteúdo é apresentado pela professora Kelle Catiane, especialista em gramática e textos pela Universidade Salvador (Unifacs); graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal); ministrante de cursos linguísticos do Ministério Público da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA); professora de cursos preparatórios para concursos públicos; mentora do Método KC de gramática e redação; revisora de textos acadêmicos e jurídicos; e servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Conheça a docente e a proposta do projeto:
DUPLA PROSÓDIA
Iniciando a série de vídeos do Projeto (Re)toques Gramaticais, a Professora Kelle Catiane fala sobre dupla prosódia, ou seja, duas pronúncias possíveis para uma mesma palavra.
Assista ao vídeo:
Audiodescrição da imagem principal da matéria: imagem de fundo cinza e no centro o texto: Retoques Gramaticais [Fim da descrição]
#paraTodosVerem #pracegover