A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, participa da solenidade de abertura do I Seminário SPC Jurídico, amanhã, às 8 horas, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, que vai debater o Código de Defesa do Consumidor.
Juristas de todo o País, empresários, consumidores e estudantes da área de Direito estarão reunidos para reforçar e aperfeiçoar a relação entre a sociedade de consumo e o Judiciário, discutindo assuntos que estão influenciando nas relações, com repercussão nas relações com o mercado.
Entre os palestrantes estão a ministra Eliana Calmon (STJ), os desembargadores Newton De Lucca (JF/3ª Região) e Antonio Pessoa Cardoso (TJ/BA), o presidente do Brasilcon, Leonardo Bessa, o professor de Direito do Consumidor Sérgio Schlang, os juízes Moacir Reis (2ª Turma Recursal), Cynthia Maria Pina Resende e Marielza Franco Brandão (1ª Vara das Relações de Consumo), da Comarca de Salvador.
Realizado pela CDL Salvador, o seminário tem como objetivo dar mais visibilidade ao pensamento jurídico acerca de assuntos relevantes na relação entre o código e o mercado, explicou o professor de Direito do Consumidor Sérgio Emilio Schlang Alves, o coordenador do encontro.
Uma das palestras aguardadas com expectativa é a que o desembargador Newton De Lucca fará, abordando as regras do comércio eletrônico, um tema contemporâneo, especialmente em tempos de compras pela Internet e lojas virtuais. No artigo 49, o CDC trata das compras fora do estabelecimento comercial, mas alguns fornecedores que utilizam a Internet em suas casas comerciais reagem ao conceito de que virtual não é físico.
Outros temas que estarão em pauta são comércio eletrônico, cadastro positivo, decisões do STJ, registros de débitos no SPC, comunicação prévia, discussão do débito em juízo, rescrição dos registros, Ilegitimidade de parte dos Bancos de Dados.