Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão de Pessoas do TJBA lança a “Campanha de Incentivo ao Check-up” e estimula o agendamento de consultas  
8 de abril de 2024 às 10:02
Secretaria de Gestão de Pessoas do TJBA lança a “Campanha de Incentivo ao Check-up” e estimula o agendamento de consultas  

Com o objetivo de conscientizar magistrados e servidores sobre a importância da avaliação médica regular, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), divulga a Campanha de Incentivo ao Check-up. A inciativa, que está em sintonia com o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é também um estímulo ao agendamento de consultas, evitando, assim, o hábito de “deixar para depois”.  

Leia abaixo o artigo atinente ao tema, cujo teor foi elaborado pelo Cardiologista Cristiano Gonçalves da Cruz, Médico atuante na Corte baiana.  

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PERIÓDICOS  

      Na prática ambulatorial, muitas vezes ouvimos as frases: “foi procurar doença, achou!”, ou “só vou ao médico quando estou morrendo”. Se por um lado não devemos ficar excessivamente preocupados e ansiosos com respeito à nossa saúde, é importante que tenhamos o hábito de realizar avaliações periódicas, o famoso check-up.  
      Em primeiro lugar, é importante saber que não há uma fórmula padrão para todo mundo, ou seja, o tipo e a periodicidade do check-up vão variar em razão de idade, sexo, existência de doenças prévias, fatores de risco pessoais e familiares. Seu médico é a pessoa mais indicada para definir a quais exames você deverá ser submetido.  
      Alguns exames periódicos já estão consagrados: a avaliação anual da mulher com o ginecologista/mastologista; e a avaliação urológica anual do homem após os 50 anos e a colonoscopia após os 45 anos. Outros vão ter sua indicação e faixa etária variáveis, de acordo com os fatores de risco pessoais ou familiares, tal como e endoscopia digestiva alta. Mais recentemente passou a fazer parte da lista anual de exames a ultrassonografia de abdômen total (avaliação da gordura no fígado, presença de cálculos em vesícula, etc). Também não poderiam ficar de fora do check-up anual os exames de sangue, muito úteis para avaliar a presença de diabetes, de colesterol alto e alteração da função renal (em geral assintomáticos).  
      Vale lembrar que a forma mais efetiva para não “furar” o check-up anual é programar um mês específico para fazer suas consultas e exames, de modo a criar uma rotina. Além de fazer, é importante que o paciente retorne ao médico com os exames. Muitos pacientes simplesmente fazem sua rotina de avaliações e, ao ouvirem dos profissionais (ou olharem os valores normais) que não foi visto nada anormal, não retornam ao médico assistente. Convém frisar que um valor de colesterol pode ser normal para um paciente e alto para outro.  
      Finalmente, vamos lembrar que, apesar da importância dos exames periódicos, mais importante ainda é a sua participação ativa para combater o aparecimento ou o agravamento de várias doenças, com uma boa alimentação, cessação do tabagismo, atividade física regular e prevenção da obesidade.  

Descrição da imagem: ilustrativa contendo duas mãos segurando um coração em forma de planeta. No lado esquerdo, as frases “Não deixe para depois” e “Dia Mundial da Saúde – 7 de abril” [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA