Para garantir uma maior celeridade no trâmite de mandados, seis comarcas da Bahia foram integradas ao sistema da Coordenação de Cumprimento de Mandados (CCM), ligado à Corregedoria Geral da Justiça do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). As Comarcas são: Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Camaçari e Valença.
Para alinhar o funcionamento do sistema nessas unidades, a CCM realizou, na manhã de segunda-feira (21), uma reunião com os oficiais de justiça e coordenadores das Comarcas. A integração deve acontecer de forma escalonada. Nesta semana, vão entrar no sistema os mandados do sistema PROJUDI; depois os do PJE; e por último, será a vez do sistema SAJ.
A CCM funciona com um sistema eletrônico e pode ser acessado a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à Internet. Entre as vantagens que a CCM oferece aos oficiais, está a distribuição igualitária dos mandados para cumprimento. O novo método restringe as áreas de atuação dos profissionais ao máximo, viabilizando o aperfeiçoamento da distribuição, dando uniformidade ao trabalho dos oficiais.
Até o momento, outras seis localidades já receberam o sistema: Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Paulo Afonso e Guanambi. Com a integração, o envio e retorno de mandados judiciais entre as Comarcas integradas será de forma automatizada e sem expedição de carta precatória.