As partes envolvidas em processos de família tiveram a oportunidade de participar da Semana de Oficina de Parentalidade e Mediação Familiar, uma iniciativa inovadora que visa conscientizar os cuidadores sobre a importância de minimizar os conflitos e as disputas no meio familiar. A oficina foi realizada em parceria com as Varas de Família da capital e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.
A oficina de parentalidade é um programa idealizado pela Juíza Lídia Izabella Gonçalves de Carvalho da 25ª Vara de Substituições de Salvador, cujo teor visa elaborar um plano de parentalidade com os cuidadores das crianças. O objetivo é demonstrar que, mesmo separados, os pais continuam formando uma equipe responsável pelo cuidado dos filhos. A Dra. Lídia explica que “o objetivo da oficina não é julgar, nem avaliar o comportamento dos participantes, mas, sim, demonstrar que é possível trabalhar juntos para o bem-estar dos filhos”.
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas importantes como “comunicação parental”, “coparentalidade” e “desenvolvimento emocional e saudável nos filhos”. A ideia é de que os cuidadores possam aprender a trabalhar juntos para minimizar os conflitos e promover o desenvolvimento saudável dos filhos.
O plano de parentalidade é um documento que aborda não somente a guarda e a convivência, mas também a comunicação entre os cuidadores e destes com os filhos. Além disso, o plano aborda temas como educação, saúde e responsabilidade financeira.
Elza é uma das facilitadoras e explica que “as necessidades dos filhos estão concretizadas em um plano parental elaborado com a ajuda de todo o grupo, inclusive dos facilitadores”.
Projeto-piloto
O projeto-piloto foi realizado com sucesso e será, agora, replicado nas Varas de Família. Diante da experiência exitosa, o projeto deve se tornar permanente já a partir do próximo ano. Uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (NUPEMEC), presidido pela Desembargadora Marielza Brandão Franco, cujo viés objetiva fomentar a solução consensual de conflitos no sistema de justiça multiportas.
A Semana de Oficina de Parentalidade e Mediação Familiar, concluída no último dia 14 de novembro, foi de muito aprendizado e conteúdo, além de demonstrar a importância de trabalhar juntos para fortalecer as famílias e proteger as crianças.
Assista ao vídeo sobre a iniciativa: