Em comemoração aos 25 anos de Ouvidoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA),
O Analista Judiciário, Edmo Del Rei Lima, destaca a importância da Ouvidoria Judicial do Tribunal de Justiça da Bahia, que funciona das 8h às 18h, atendendo as demandas da população. Este ano, o setor completa 25 anos e o TJBA divulga publicações especiais sobre o trabalho realizado.
O Servidor Edmo apresenta os canais de comunicação da Ouvidoria Judcial, o funcionamento, os serviços prestados e relata sobre sua experiência no setor.
No mês de julho, a Assessoria de Comunicação do TJBA publicou uma edição do Informativo #TJBA especial sobre a Ouvidoria do TJBA.
A Ouvidoria mais antiga do Brasil surgiu em 1994. Implantada pelo Desembargador Corregedor Jatahy Fonseca, e oficializada no Pleno em 2008, a unidade funciona hoje no 3º andar, sala 304 A – Ala Norte, no prédio-sede da Corte baiana, localizado no Centro Administrativo da Bahia.
A coordenação das atividades da Ouvidoria Geral é exercida, atualmente, pela Juíza de Direito e Ouvidora Marina Kümmer, denominada Assessora Especial, indicada pela 2ª Vice-Presidência com aprovação do Tribunal Pleno.
A Ouvidoria Judicial tem por finalidade intermediar a comunicação entre o cidadão e a Justiça, contribuindo para a elevação dos padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos membros, unidades e serviços auxiliares do Poder Judiciário, atuando em regime de cooperação com as demais unidades, preservada, em relação a estas, sua independência conforme determina o art. 169 do Regimento Interno do TJBA.
Os cidadãos podem manter contato com a Ouvidoria, para fazer sugestão, denúncia, reclamação ou elogio, das 8h às 18h, pessoalmente, ou através dos diversos canais de comunicação disponíveis:
E-mail: ouvidoria@tjba.jus.br
Portal: www.tjba.jus.br/ouvidoria/
Telefone: (71) 3372 – 5565 | 0800 071 2222