A convite do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, servidores do Tribunal de Justiça da Bahia participaram do III Fórum Internacional de Integridade, realizado nos dias 4 e 5 de setembro, em Curitiba. O evento promoveu discussões relevantes sobre temas como “Lições do setor privado para o fortalecimento das práticas de integridade no serviço público”, “Integridade e igualdade de gênero” e “Integridade, diversidade e inclusão”.
As unidades da Controladoria do Judiciário, a Auditoria Interna e a Comissão de Ética do TJBA estiveram representadas pela controladora-chefe Karina Martinez, pelo auditor Maurício de Oliveira e Silva, pela coordenadora da Comissão de Ética, Letícia Eglem, e pelo secretário da comissão, Neilto Barreto Filho. A delegação acompanhou painéis, palestras e salas temáticas que abordaram boas práticas, políticas públicas e mecanismos de prevenção e combate a corrupção, fraudes e irregularidades.
A participação no Fórum soma-se ao processo de implantação do Sistema de Integridade do TJBA, regulamentado pelo Decreto Judiciário nº 468/2025 e com lançamento previsto para o dia 25 de setembro de 2025. A iniciativa busca fortalecer a cultura de ética, transparência e responsabilidade pública, assegurando a entrega de resultados cada vez mais alinhados ao interesse coletivo.