O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, promoveu a aula de encerramento de conclusão do Curso Administração Judicial Aplicada (AJA). De iniciativa da Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau e executado pela Universidade Corporativa (Unicorp), a capacitação teve início em 31 de outubro de 2022, na modalidade à distância.
Magistrados e servidores indicados pelas Corregedorias de Justiça e pela Coordenação dos Juizados Especiais foram o público-alvo do curso, que foi ministrado pelos professores do Instituto AJA, Carlos Henrique Borlido Haddad e Luis Antonio Capanema Pedrosa.
As atividades desenvolvidas durante as aulas buscaram o aprimoramento da prestação jurisdicional, por meio de uma melhor gestão das unidades judiciárias. Ao longo de seis meses os participantes acessaram o conteúdo de 8 módulos e 168 horas aula, com os temas “Modelo de Gestão”; “Melhoria Contínua”; “Gestão da Rotina”; “Gestão do Conhecimento”; “Gestão Estratégica” e “Gestão da Mudança.
A Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de Apoio ao 1º Grau de Jurisdição, participou do encontro de encerramento, realizado em 24/04, agradecendo a participação dos magistrados e servidores e destacando “a importância das técnicas e das ferramentas de gestão aprendidas no curso para o aperfeiçoamento e o aprimoramento das unidades judiciárias e administrativas do Tribunal.”
Benefícios alcançados
Na aula de conclusão, magistrados e servidores da Corregedoria Geral da Justiça, do 1º Cartório Integrado de Família de Feira de Santana, da 4ª Vara dos Juizados Especiais e da 2ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos da Comarca de Salvador e da Vara Criminal de São Gonçalo dos Campos apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido nas suas unidades.
Além disso, os professores do Instituto parabenizaram os alunos pelo excelente desempenho e apresentaram o ranking, indicando os alunos que se destacaram com os selos Diamante, Ouro e Prata.
Agraciado com o selo diamante, o Servidor Josailton Góes, Diretor Administrativo do 1º Cartório Integrado Cível da Comarca de Salvador, registou que “ideias extraídas das aulas já foram implementadas, como o Projeto Guardião – aqui aplicados aos processos distribuídos há mais tempo, visando o rejuvenescimento do acervo. O Ritual de Gestão também foi acolhido por nossa serventia, com reuniões mensais entre os diretores e servidores da unidade”.
A Diretora de Atendimento do Cartório Integrado das Varas Cíveis da Comarca de Itabuna, Denise Portela, também contemplada com o selo diamante, ressaltou que “a imersão serviu para que conseguíssemos adquirir uma maior celeridade processual, à medida que uma integração direta entre cartório, secretaria e gabinete num só propósito concretiza as funções e as une”.
A ação de capacitação teve como objetivo capacitar magistrados e servidores de 1º grau e unidades administrativas que atuam no auxílio ao 1º grau, com o intuito de disseminar o conhecimento teórico e prático em administração de unidades judiciárias.
As unidades também foram convidadas a registrar em livro a ser editado pelo Instituto AJA, o relato da experiência aplicada do aprendizado proporcionado pelo curso em suas unidades.
Descrição da imagem: print da aula de encerramento do curso {Fim da descrição}.
#Pratodosverem #pracegover