Já está em funcionamento o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), como sistema oficial de cadastramento, tramitação e classificação de documentos no âmbito do Poder Judiciário baiano.
O Siga utiliza software livre e de código aberto e permite a criação, transferência, assinatura e demais atos de tramitação de documentos administrativos de forma exclusivamente eletrônica. Além disso, o sistema de gestão documental também garante a autenticidade, preservação e integridade dos dados, bem como a realização de cópia de segurança (backup) de todas as informações armazenadas.
Além de reduzir substancialmente a utilização de papel, o sistema vai facilitar o acesso às informações e garantir agilidade e maior controle dos processos administrativos. Implantado e gerenciado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), o sistema eletrônico de gestão documental também vai reduzir os custos do TJBA, além de se firmar como mais um importante avanço do Judiciário baiano na Era Digital.
O Siga é fruto de acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2/Rio de Janeiro e Espírito Santo). Implementado pela primeira vez em 2007, o sistema já opera com certificação digital.
A resolução do Tribunal Pleno que regulamenta e institui as práticas a serem adotadas no Siga foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de 27 de agosto.