O Tribunal Regional Eleitoral realizou hoje pela manhã, no fórum de Pojuca, com servidores da 200ª Zona Eleitoral e da Coordenadoria de Cadastro Eleitoral, um simulado do recadastramento biométrico que será aplicado com cerca de 21 mil eleitores do município, entre 4 de novembro e 3 de dezembro.
A biometria, aplicada à votação, permite que o eleitor seja identificado através da impressão digital, o que diminui riscos de fraude na votação. O processo será utilizado em pelo menos um município em cada Estado nas eleições de 2010, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve alcançar 1% do eleitorado nacional.
A simulação foi feita com os servidores da Zona Eleitoral de Pojuca, utilizando dez “kit bios”, compostos por um computador, máquina fotográfica digital, tela, lâmpada e leitor de impressões digitais, equipamentos necessários para realizar a renovação do título no novo modelo.
O kit foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008 como projeto piloto nos municípios de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) e, este ano, o recadastramento foi feito com sucesso em Búzios (RJ).
Na opinião da cabeleireira Jocélia Lima, a ação da Justiça Eleitoral é motivo de orgulho para a cidade. “Fico feliz em saber que Pojuca será a primeira cidade na Bahia a contar com esta nova forma de votar, que traz mais segurança para o voto do eleitor”, disse, enquanto recebia um folheto com as informações sobre a biometria.