Em visita de cortesia, o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Castelo Branco, foi recebido na manhã desta terça-feira (22.03) pela mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), composta pelo Presidente, Marcus Presidio, e pelos Conselheiros Antonio Honorato (Vice-Presidente) e Gildásio Penedo Filho (Corregedor).
Durante a reunião, o Chefe do Judiciário baiano e o Conselheiro-Presidente do TCE/BA propuseram a assinatura de um convênio entre as Escolas das duas instituições visando ao intercâmbio de conhecimentos. O Desembargador lembrou de como a sua experiência anterior ao dirigir a Universidade Corporativa do PJBA – Unicorp ampliou sua percepção em relação ao avanço na capacitação dos servidores. “É muito importante a troca de experiências sobre matérias pertinentes aos Tribunais. Quando fui diretor da Unicorp, promovemos muitas capacitações nas áreas orçamentária e financeira. Eu entendo que não podemos admitir Estados dentro do Estado, arquipélagos solitários. Temos de criar pontes”, disse o Desembargador Nilson Castelo Branco, convidando o Presidente Marcus Presidio a assinar o convênio, brevemente, no PJBA.
O Presidente do TCE/BA, por sua vez, aceitou prontamente a proposta, citando a recente experiência vivenciada no curso “Gestão e Controle dos Convênios Administrativos”, ocorrido nos dias 21 e 22 de fevereiro. “Recentemente montamos, com a Escola de Contas do TCE, um curso com o objetivo de melhor orientar os gestores e prefeitos sobre a execução dos convênios e a prestação de contas. O curso foi motivado principalmente pela necessidade de orientar os administradores públicos quanto aos procedimentos a serem adotados em relação aos contratos e convênios que envolvem os recursos destinados à reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas”, disse Marcus Presidio.
O Presidente do PJBA presenteou o conselheiro Marcus Presidio com dois livros comemorativos: “410 Anos Fazendo História”, lançado em homenagem ao aniversário do PJBA, e “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, que integrou as ações comemorativas aos 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa e aos 70 anos do Fórum da capital, cujo nome homenageia o ilustre Águia de Haia. Para os Conselheiros Antonio Honorato, Diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), e Gildásio Penedo Filho, a aproximação entre os Tribunais no campo do conhecimento é de extrema importância, tanto na qualificação do corpo de servidores e gestores, quanto para a prestação de melhores serviços à sociedade. Participaram ainda da reunião os seguintes integrantes da comitiva do PJBA: o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges; a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Barreto de Castro; a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Silva Andrade; e a Controladora-Chefe, Fernanda Dantas.
O Presidente do TCE/BA, Marcus Presidio, destacou a importância da visita do Presidente do PJBA ao Tribunal de Contas.
Audiodescrição da imagem principal da matéria: foto de um grupo de pessoas vestidos com roupas formais. No centro está o Desembargador Presidente Nilson Castelo Branco e o conselheiro Marcus Presidio segurando dois livros. [Fim da descrição]
#paraTodosVerem #pracegover