Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Tecnologia a serviço da cidadania: TJBA consolida transformação digital e inovação em 2025 
5 de janeiro de 2026 às 11:48
Tecnologia a serviço da cidadania: TJBA consolida transformação digital e inovação em 2025 

Em 2025, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) deu passos firmes rumo a um Judiciário cada vez mais conectado ao tempo presente. Foi um ano em que a tecnologia se consolidou na rotina jurídica, ampliou possibilidades e aproximou a Justiça da vida cotidiana das pessoas.  Esse avanço reflete as diretrizes estabelecidas ao longo da gestão da Presidente Cynthia Maria Pina Resende, marcada pelo incentivo à modernização e à eficiência institucional. 

Esse movimento ganhou forma com a chegada de sistemas que transformaram a maneira de trabalhar no Tribunal. A implantação do Sistema Eproc, iniciada em novembro, confere maior estabilidade, customização e automação para a tramitação de processos. A adesão colocou o TJBA entre os 11 tribunais estaduais que utilizam a ferramenta, com implantação piloto nas 2ª e 3ª Varas Cíveis de Santo Antônio de Jesus.  O Novo Exaudi, com um layout mais flexível e dinâmico e com foco nas necessidades do usuário, modernizou a gestão de dados processuais, apoiando o acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário e a tomada de decisões estratégicas. 

A inovação, também, chegou com o Elos Minuta IA, uma inteligência artificial desenvolvida no âmbito do próprio TJBA para auxiliar na elaboração de minutas, reforçando a união entre conhecimento jurídico e tecnologia. Instituída por decreto em novembro, a ferramenta passou a integrar oficialmente as rotinas de magistrados, assessores e estagiários de pós-graduação. Nos fluxos administrativos, a adoção do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) contribuiu para uma gestão mais organizada, substituindo sistemas anteriores e ampliando a segurança, a transparência e a produtividade administrativa. 

Inovação   

Esse movimento de transformação tecnológica encontrou reforço com o Laboratório AxéLab. Em 2025, o laboratório de inovação do Tribunal ampliou seu papel como espaço de experimentação, desenvolvimento e troca de ideias. Criou soluções digitais, promoveu encontros e fortaleceu uma cultura institucional voltada à inovação. Inaugurado no primeiro ano desta gestão, o AxéLab consolidou-se como marco da política de inovação, reunindo metodologias ágeis e tecnologias como inteligência artificial e automação. Foi nesse ambiente que o TJBA realizou o Hackathon, maratona de inovação, com a participação de profissionais de diferentes áreas. A iniciativa contou com 402 inscritos, 100 selecionados e 17 equipes formadas, que desenvolveram soluções voltadas à melhoria dos serviços judiciais. 

A automação ganhou espaço com o desenvolvimento e o uso dos robôs Themis, Haia e RIC e do Sistema Oxóssi. Tarefas repetitivas passaram a ser executadas de forma mais rápida e segura, o que otimiza rotinas internas. Até dezembro de 2025, essas soluções contribuíram diretamente para a movimentação de mais de 550 mil processos, incluindo a baixa de 258.586 execuções fiscais pelo Robô Themis. A tecnologia atuou como aliada do TJBA, o que permitiu aos servidores e aos magistrados se dedicar, cada vez mais, às atividades que exigem análise, sensibilidade e decisão.   

A transformação digital se traduziu em acesso para o cidadão. A ampliação dos Pontos de Inclusão Digital e o fortalecimento do Conecta Justiça contribuíram para o atendimento remoto e para o uso de serviços virtuais pelo cidadão. Ao final de 2025, o TJBA alcançou 36 Pontos de Inclusão Digital instalados e firmou 75 parcerias no âmbito do Conecta Justiça, ampliando o acesso gratuito à internet e aos serviços do Judiciário.  Este ano, a inovação tecnológica do TJBA ampliou direitos e aproximou o Judiciário da sociedade.   

  

Justiça 4.0  

O Tribunal de Justiça da Bahia foi destaque nacional, em 2025, na implementação do Programa Justiça 4.0, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa incentiva o uso de soluções digitais, inteligência artificial e modelos colaborativos no Judiciário. O reconhecimento posicionou o TJBA entre os tribunais com maior repercussão na implementação do programa entre 2021 e 2025. O resultado reflete o trabalho construído com planejamento, visão estratégica e compromisso com o futuro da Justiça, características que marcaram o encerramento da atual gestão. 

Para facilitar o acesso às informações, o TJBA reúne todos esses serviços no Portal Serviços On-line. Nesse espaço on-line, estão disponíveis links para consulta processual, balcões virtuais, Pontos de Inclusão Digital, unidades do Conecta Justiça, entre outros.   

Texto publicado: Ascom TJBA