Os dias 10 e 11 de julho, de intenso movimento no prédio da antiga Faculdade de Medicina da UFBA, terminaram, mas os impactos do mutirão PopRuaJud Bahia, que atraiu uma multidão de pessoas em situação de rua para o local, permanecem. O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado pela primeira vez sob a coordenação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), atendeu 7.221 pessoas. As atividades prestadas nas áreas de justiça, saúde e assistência social foram desenvolvidas em parceria com órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
“Vejo a vinda desse evento do CNJ para a Bahia como um prêmio e, nesse sentido, o Conselheiro Pablo Coutinho está de parabéns por ter escolhido nosso estado”, disse a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Coordenadora do Comitê PopRuaJud Bahia, avaliando o evento e externando gratidão às instituições parceiras. “Mais do que números, o PopRuaJud é sobrevidas transformadas, esperança renovada e a certeza de que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”.
A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, fez questão de prestigiar a iniciativa de perto no primeiro dia. “Este projeto se destina a aproximar, ainda mais, o Judiciário da população e, agora, da população de rua, que é mais carente ainda, levando todos os serviços necessários para esses cidadãos se sentirem incluídos socialmente”, afirmou.
Exames e vacinas - A Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Wilma Barbosa, que atuou junto a 40 profissionais, destacou o evento como bastante positivo. “A gente viu uma população necessitada confiando em nós, médicos engajados e a empresa doadora dos óculos muito participativa”, explicou. Em dois dias, a equipe realizou 250 atendimentos que envolveram exames oftalmológicos, entrega de óculos, além de encaminhamento de pacientes para investigação diagnóstica e tratamento.
Outro atendimento que gerou filas foi o de exames laboratoriais, ultrassonografias e eletrocardiogramas. Próximo ao local, a busca por exames de preventivos e de nutrição também foi intensa. De forma semelhante, o espaço destinado às vacinas teve alta rotatividade. Ao todo, 2.691 atendimentos de saúde foram prestados por meio do Governo do Estado.



Documentos – Em outra ala, atendentes da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais (Arpen) cuidavam das emissões e das entregas de segunda via de certidões de nascimento e casamento. “Ao todo, emitimos 338 certidões”, disse a Oficial do 1º Ofício de Registro Civil de Salvador, Luciana Martha. A importância social da ação foi confirmada por Andrew Kauã, que saiu do local distribuindo sorrisos após ter adquirido a nova certidão, o título de eleitor e regularizado o Cadastro de Pessoa Física (CPF). “Fiquei muito feliz, porque eu estava precisando resolver coisas do meu curso e, agora, vai dar certo”, concluiu. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) atendeu 159 pessoas.
Sessenta pessoas buscaram informações previdenciárias no balcão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A busca pela emissão da carteira de identidade no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também foi demandada, resultando em 161 atendimentos.



Orientações - Quem foi em busca de apoio para garantia de direitos encontrou acolhimento. Nessa missão, a atuação articulada entre entes da federação fez toda a diferença, como mostram os números de atendimentos seguintes: Defensoria Pública do Estado da Bahia (168); Ministério Público do Estado da Bahia (6); Justiça Federal (45); Defensoria Pública da União (75); Ministério Público Federal (5); Ministério Público do Trabalho em parceria com Sine Bahia (55); Tribunal Regional do Trabalho (33). A Prefeitura de Salvador prestou 1.862 atendimentos por meio, entre outras, do CadÚnico, DPSD, CIPTEA, Nuar, Creas e Centro Pop. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) também se fez presente.

“A nossa atuação na viabilização de acessos às pessoas em situação de rua é constante e não poderíamos deixar de estar presentes neste grande mutirão”, frisou a Subdefensora Pública Geral, Mônica Soares, que representou, na ocasião, a Defensora Pública Geral, Camila Canário.



Pelo TJBA, 30 atendimentos voltados a jovens e adolescentes foram prestados pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ). Oitenta e três pessoas pararam no balcão da Coordenadoria da Mulher e receberam atendimento, além de kits de higiene; 32 consultas processuais foram feitas pela equipe da Diretoria de Primeiro Grau. Além desses, também foram prestados atendimentos no Cejusc (45), Nupemec (45) e doadas roupas por meio do Núcleo Socioambiental e da Assessoria de Ação Social.
Banhos e cortes de cabelo - Na área externa, houve oportunidade para manter o corte do cabelo em dia com a equipe do Senac. Um ônibus estruturado para banhos e uma equipe cuidadosa da Cidade da Luz fizeram a diferença nesse trabalho, o qual incluiu entrega de materiais de higiene pessoal. Ao todo, 407 pessoas em situação de vulnerabilidade tomaram banho e 498 tiveram seus cabelos cortados. A equipe do Programa Corra para o Abraço também foi essencial oferecendo atendimentos sociais a 58 pessoas.
Um show cultural, apresentado por integrantes do Projeto Axé, marcou o encerramento do evento.
Saiba mais:
Desembargadores participantes do Mutirão PopRuaJud Bahia comentam pontos importantes do evento











