A população em situação de rua terá atendimento prioritário e sem burocracia, nos dias 10 e 11 de julho, com o PopRua Jud Bahia. O mutirão de atendimentos, que reúne uma rede de instituições para oferecer serviços essenciais de Justiça, saúde e assistência social, acontece na Faculdade de Medicina do Pelourinho, localizada na Praça Terreiro de Jesus, em Salvador, a partir das 9h. Incentivada pela Presidente do Judiciário baiano – Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende –, a ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acontece, pela primeira vez, no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Atendimentos e Serviços
No dia 10 de julho, a abertura da solenidade ocorre às 9h e conta com a presença da Desembargadora Presidente Cynthia Resende. Na sequência, começam os atendimentos e os serviços prestados em parceria com a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral, o Ministério Público, a Defensoria Pública e muitos outros órgãos ligados à Prefeitura, ao Governo do Estado e ao Governo Federal.
Os atendimentos, que seguem até às 17h, serão feitos mediante distribuição de senhas e triagem dos serviços. As atividades encerram no dia 11.
Pelo TJBA, serão ofertados os seguintes serviços: orientação e apoio a jovens e adolescentes, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ); atendimento especializado a mulheres vítimas de violência (Coordenadoria da Mulher); e consulta processual e apoio judicial (Diretoria de Primeiro Grau). Na oportunidade, serão doadas roupas recebidas pela Campanha de Arrecadação de Roupas, iniciativa do Núcleo Socioambiental do TJBA, por meio da Assessoria de Ação Social (AAS). Quem desejar doar, basta se dirigir à AAS, localizada na sala 308 Sul, na sede do TJBA, até o dia 10 de julho.
Veja os demais serviços de instituições parceiras aqui: