Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA amplia acesso do cidadão ao Judiciário com adesão de nove instituições ao Conecta Justiça 
25 de novembro de 2025 às 10:13
TJBA amplia acesso do cidadão ao Judiciário com adesão de nove instituições ao Conecta Justiça 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) fez uma significativa ampliação do acesso do Judiciário ao alcance dos cidadãos nesta segunda-feira (24), ao celebrar a adesão de nove instituições ao Projeto Conecta Justiça. A assinatura dos termos de cooperação aconteceu na sede do TJBA.  

Através do Conecta Justiça, a instituição parceira – seja pública ou privada – compartilha sua rede Wi-Fi com o cidadão e, assim, disponibiliza o acesso a diversos serviços do Judiciário estadual.   

O cidadão só precisa ter um celular em mãos e se conectar, por meio de um QR Code para ter acesso, de forma gratuita, a serviços digitais, tais como: emissão de certidões, consulta processual e participação em audiência virtual. 

Os parceiros que aderiram ao Conecta Justiça nesta data são: as Prefeituras de Ituberá, Jaguaquara e Pindobaçu, a Associação de Moradores do Conjunto Residencial Feira IX, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença, o Centro de Giro Santo Antônio de Pádua, o Instituto Filhos da Terra, o Instituto Vida Social e o Instituto de Referência Social do Estado da Bahia (IRSEBA). 

O Conecta Justiça é um projeto estratégico da Presidência do TJBA, que tem à frente a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. É conduzido pelo Núcleo de Cooperação Judiciária (NCL), supervisionado pela Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, e coordenado pela Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência em Assuntos Institucionais. 

A Supervisora do NCL conduziu a cerimônia ao lado do Juiz Argemiro Dutra, também integrante do Núcleo de Cooperação Judiciária. “O Conecta Justiça nasceu para romper barreiras e aproximar o cidadão da Justiça. A conectividade é, hoje, condição essencial para o exercício da cidadania. Cada parceria firmada representa um novo ponto de acesso, uma nova oportunidade e uma porta aberta para aqueles que, muitas vezes, enfrentam dificuldade no acesso aos serviços judiciais digitais”, destacou a Magistrada. 

Acesse a página do Conecta Justiça para mais informações