O glaucoma é uma das doenças oculares mais prevalentes e a maior causa de cegueira evitável em todo o mundo. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), engajado na luta contra essa condição, apoia a campanha “24h pelo Glaucoma”. A iniciativa, idealizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), terá início às 9h do dia 25 de maio.
O encontro que, tradicionalmente, ocorre em virtude do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio, será realizado de forma virtual, por meio das redes sociais do CBO. O evento terá a participação de oftalmologistas, representantes de órgãos competentes, celebridades e pacientes que convivem com a doença. O objetivo é difundir informações médicas com linguagem acessível, baseadas em evidências científicas, para que a população tenha acesso a uma fonte confiável.
A programação incluirá temas como causas e fatores de risco, os sintomas, quais exames fazer para diagnóstico precoce e tratamentos, incluindo laser, colírios e cirurgias. Também estão previstos debates sobre dúvidas comuns entre os pacientes, como a possibilidade de cegueira após o diagnóstico, as faixas etárias mais vulneráveis e as melhores formas de controlar a doença.
“Glaucoma não dá sintomas, via de regra. Quando se percebe a perda visual em função do glaucoma, já se tem uma doença avançada e o que é pior, irreversível. É preciso que a população entenda a necessidade de se consultar regularmente com um oftalmologista. Somente esse especialista é capaz de realizar o diagnóstico preciso na fase inicial da doença e indicar qual a melhor opção de tratamento adequado para cada pessoa”, afirma a Presidente do CBO, Wilma Lelis.
Acesse aqui para mais informações sobre a campanha.
Descrição da imagem: ilustrativa, com informações da campanha, como data e o site que contém mais informações [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem