Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA apresenta solução de Inteligência Artificial em audiências durante Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe 
25 de agosto de 2025 às 13:23
TJBA apresenta solução de Inteligência Artificial em audiências durante Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe 

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) marcou presença no Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial (IA), realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília. 

Do TJBA, participaram o Diretor de Sistemas, Fábio Martins, e o Assessor de Tecnologia Antonei Lázaro Teixeira Pinheiro, que apresentaram a solução AUDIN (Audiência Inteligente), desenvolvida para transformar e modernizar a gestão das audiências no Judiciário baiano. 

Durante a exposição, os servidores do TJBA demonstraram como o AUDIN é capaz de atender a toda a jornada que envolve a realização de audiências, desde o agendamento, passando pela gravação e pela degravação automática, até a coleta e a análise de dados das sessões. 

Um dos grandes diferenciais da solução é o uso de uma câmera de 360 graus, que possibilita visão total do ambiente da sala de audiência, garantindo maior segurança, transparência e confiabilidade nos registros. A tecnologia, além de oferecer mais praticidade aos magistrados e aos servidores, agrega robustez à preservação das informações e à integridade processual. 

O Encontro Nacional teve como objetivo promover a troca de experiências entre os Tribunais brasileiros, fortalecer a cooperação em torno do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e discutir boas práticas de aplicação de Inteligência Artificial no Judiciário, reforçando o compromisso da Justiça brasileira com a inovação e a transformação digital. 

A apresentação da solução AUDIN está em consonância com a Diretriz nº 7 da Gestão da Presidência para o biênio 2024-2026, a qual visa fomentar a inovação e utilizar tecnologias, inclusive as emergentes, como inteligência artificial e automação, bem como as boas práticas, de modo a agilizar e melhorar a prestação jurisdicional e a qualidade das decisões judiciais. Com essa inciativa, o TJBA reafirma seu protagonismo na implementação de ferramentas tecnológicas voltadas à melhoria da prestação jurisdicional, colocando a inovação a serviço da cidadania e da eficiência judicial. 

Texto publicado: Ascom TJBA