O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) marcou presença no Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial (IA), realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília.
Do TJBA, participaram o Diretor de Sistemas, Fábio Martins, e o Assessor de Tecnologia Antonei Lázaro Teixeira Pinheiro, que apresentaram a solução AUDIN (Audiência Inteligente), desenvolvida para transformar e modernizar a gestão das audiências no Judiciário baiano.
Durante a exposição, os servidores do TJBA demonstraram como o AUDIN é capaz de atender a toda a jornada que envolve a realização de audiências, desde o agendamento, passando pela gravação e pela degravação automática, até a coleta e a análise de dados das sessões.
Um dos grandes diferenciais da solução é o uso de uma câmera de 360 graus, que possibilita visão total do ambiente da sala de audiência, garantindo maior segurança, transparência e confiabilidade nos registros. A tecnologia, além de oferecer mais praticidade aos magistrados e aos servidores, agrega robustez à preservação das informações e à integridade processual.
O Encontro Nacional teve como objetivo promover a troca de experiências entre os Tribunais brasileiros, fortalecer a cooperação em torno do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e discutir boas práticas de aplicação de Inteligência Artificial no Judiciário, reforçando o compromisso da Justiça brasileira com a inovação e a transformação digital.
A apresentação da solução AUDIN está em consonância com a Diretriz nº 7 da Gestão da Presidência para o biênio 2024-2026, a qual visa fomentar a inovação e utilizar tecnologias, inclusive as emergentes, como inteligência artificial e automação, bem como as boas práticas, de modo a agilizar e melhorar a prestação jurisdicional e a qualidade das decisões judiciais. Com essa inciativa, o TJBA reafirma seu protagonismo na implementação de ferramentas tecnológicas voltadas à melhoria da prestação jurisdicional, colocando a inovação a serviço da cidadania e da eficiência judicial.