Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA conclui ação de destinação sustentável de lonas prevista no Plano de Descarbonização 
1 de setembro de 2025 às 16:23
TJBA conclui ação de destinação sustentável de lonas prevista no Plano de Descarbonização 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo Socioambiental e Grupo Executivo TJBA Carbono Zero, concluiu a ação 7.1.6 do Plano de Descarbonização, referente à destinação adequada das lonas utilizadas em seus eventos institucionais.  

A iniciativa nasceu no Desafio EST 2024, atividade de motivação e capacitação dos estagiários, realizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, que foi incorporada à estratégia institucional do Tribunal.  

As lonas que seriam, antes, descartadas como resíduos comuns foram doadas para a ONG Costura Solidária Sustentável, um coletivo formado por mulheres empreendedoras no Bairro do Uruguai em Salvador. Elas utilizam o material reaproveitado para confeccionar bolsas, estojos, nécessaires e outros produtos criativos, unindo moda, consciência ambiental e geração de renda.   

O resultado é um trabalho que alia inclusão social, ao garantir renda e valorização da atividade artesanal feminina; preservação ambiental, ao reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários; e economia circular, já que os produtos retornam em forma de artigos úteis que serão comercializados nas Feiras de Sustentabilidade do TJBA.  

“As lonas fazem parte da rotina da Coordenação de Serviços Gráficos (CGRAF) e, por muito tempo, eram descartadas após o uso. Hoje, conseguimos dar a elas uma nova vida por meio da destinação sustentável, o que reforça o compromisso socioambiental do TJBA”, destacou Frederico Rios Tognin, coordenador da gráfica.  

A ação fortalece o compromisso do Tribunal com a Resolução CNJ nº 594/2024, que institui o Institui o Programa Justiça Carbono Zero e integra o esforço do Judiciário baiano para alcançar a meta.  

Texto publicado: Ascom _ TJBA