Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA discute Inteligência Artificial em Semana de Imersão Tecnológica 
14 de fevereiro de 2025 às 18:00
TJBA discute Inteligência Artificial em Semana de Imersão Tecnológica 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do AxéLab – Laboratório de Inovação do TJBA, sediou a Semana de Imersão Tecnológica, nos dias 13 e 14 de fevereiro, na sala do AxéLab, no edifício-sede do Tribunal. O evento, voltado a servidores(as), magistrados(as) e colaboradores(as), tratou da transformação digital como um desafio para o Judiciário, com soluções a partir de Inteligência Artificial.  

Durante a imersão, os participantes puderam ver casos de sucesso implementados em outros Tribunais e órgãos da esfera federal e trabalhar com ferramentas já presentes nos sistemas do TJBA, que possuem recursos de Inteligência Artificial. O Juiz Assessor Especial da Presidência para Assuntos de Tecnologia da Informação, Raimundo Nonato Borges Braga, declarou que “nós dormimos com uma realidade, nessa área, e acordamos com outra. Então, essa imersão tecnológica vai ser importante. O que a gente quer é disponibilizar soluções e outros recursos para facilitar o dia a dia do servidor e do magistrado”.     

No segundo dia da imersão, os participantes foram divididos em grupos que juntavam a área de negócios e a área técnica, a fim de apresentar soluções feitas para plataformas já existentes e pensar novas soluções rápidas que não dependem de muito desenvolvimento. Na oportunidade, o Secretário de Tecnologia e Modernização do TJBA, Ricardo Neri, destacou que “as soluções foram apresentadas, para que possamos filtrar e identificar o que faz sentido para o Tribunal, o que podemos aplicar de imediato nesta gestão”.  

Para Fábio Martins – Diretor de Desenvolvimento de Sistemas do TJBA e responsável pelo AxéLab –, “estamos entrando em um novo viés de desenvolvimento da inovação no Tribunal. Trazer grandes fabricantes para dois dias de imersão vai, com certeza, melhorar a produtividade de servidores e magistrados”.  

O evento foi conduzido por representantes da Lanlink Informática, empresa parceira da Microsoft, que apresentou ferramentas de Inteligência Artificial já presentes em soluções tecnológicas contratadas pelo Tribunal. Para Jailson Batista (representante da Lanlink), “a importância desse encontro é que as boas práticas geram governança, que geram agilidade nos processos internos e maior produtividade do Tribunal como um todo”.  

.

Descrição da imagem: Uma pessoa em pé palestrando e outras sentadas ao redor assistindo [fim da descrição].   

#pracegover #pratodosverem   

Texto publicado: Ascom TJBA