O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) está entre os tribunais que mais se destacaram na implementação e na repercussão do Programa Justiça 4.0 no período de 2021 a 2025. A informação foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela coordenação da iniciativa em âmbito nacional.
Lançado para promover a transformação digital do Judiciário brasileiro, o Justiça 4.0 tem como objetivo tornar os serviços judiciais mais acessíveis, céleres e eficazes por meio do uso de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e soluções digitais colaborativas.
Com uma série de ações inovadoras em andamento, o TJBA se destaca pela ampla incorporação de soluções digitais e automações que contribuem diretamente para a melhoria da prestação jurisdicional em todo o estado. Entre as iniciativas, estão:
Núcleos de Justiça 4.0
Instituídos pelo Ato Normativo Conjunto nº 10/2022 e operacionalizados a partir do Decreto Judiciário nº 444/2022, os Núcleos de Justiça 4.0 atuam em apoio às unidades judiciais de 1º Grau. Com competência em toda a jurisdição do TJBA, os núcleos se dedicam a incrementar os índices de cumprimento das metas nacionais, por meio da prolação de sentenças em processos represados.
Robôs e automação de processos
O uso de inteligência artificial tem sido um dos diferenciais do TJBA, com destaque para:
Inclusão digital e acesso à Justiça
Por meio do programa Justiça para Todos, o TJBA reforça sua atuação para garantir o acesso à Justiça, especialmente em regiões mais remotas, com a criação de:
Programa Justiça 4.0 – O Programa Justiça 4.0 atua em quatro eixos estruturantes: inovação e tecnologia; prevenção e combate à corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos; gestão da informação e políticas judiciárias; e fortalecimento das capacidades institucionais do CNJ.
A iniciativa é resultado da parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As ações do TJBA no escopo do Justiça 4.0 refletem o compromisso da Presidência do Judiciário baiano, que tem à frente a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, com a modernização do sistema de Justiça e com a promoção de uma prestação jurisdicional mais ágil, inclusiva e transparente. O reconhecimento do CNJ reforça a liderança do Tribunal de Justiça da Bahia no cenário nacional de inovação e transformação digital.