Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA e Hemoba realizam campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea
3 de julho de 2024 às 14:13
TJBA e Hemoba realizam campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

A união entre solidariedade e preservação de vidas se destacou no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), nos dias 27 e 28 de junho, quando o TJBA realizou uma coleta voluntária de sangue em parceria com a Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia). A iniciativa fez parte das atividades do “Junho Vermelho”, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação.  

Com o suporte da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJBA, a ação contou com a solidariedade de servidores e magistrados, além do público externo. Na ocasião, um ônibus da Hemoba ficou no estacionamento da sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com equipe especializada para coletar sangue e, também, para recrutar pessoas interessadas no cadastro de compatibilidade de medula óssea.  Ao todo, 61 bolsas de sangue foram coletadas de um total de 92 pessoas candidatas a doar. 

Para garantir a segurança dos doadores e dos receptores de sangue, os candidatos passam por uma entrevista, na qual são questionados sobre seus hábitos de vida, histórico de saúde, uso de medicamentos e procedimentos médicos ou odontológicos recentes. Durante essa triagem, também são realizadas aferições da pressão arterial e da temperatura. “O processo de doação é fundamental para assegurar que o sangue coletado seja seguro e adequado para uso médico, seguindo padrões rigorosos de qualidade e segurança”, explica Iranildes Santos, Assistente Social da Hemoba.  

A Secretária de Gestão de Pessoas do TJBA, Viviane da Anunciação, sublinhou a importância da iniciativa. “Doar sangue é um gesto muito simples e que pode ser feito em poucos minutos. Segundo o Ministério da Saúde, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Com isso, diante de um estoque de bolsas de sangue baixo na Hemoba, o ato simples é o que salva vidas”, afirmou.   

O ritual de solidariedade agradou, também, à servidora Talissa Barbosa. “Não senti desconforto. E foi bem rápido”, comentou. Novata em doações de sangue, Talissa aprovou os procedimentos e expressou o desejo de continuar contribuindo. “Tudo muito organizado e seguro. Além disso, é reconfortante saber que você pode estar ajudando a salvar a vida de alguém que, realmente, necessita desse sangue. Pretendo fazer novamente”, afirmou.

Descrição da imagem: Servidores do TJBA em pé, com o ônibus da Hemoba ao fundo. A maioria veste roupas vermelhas, em alusão à campanha de doação de sangue [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem